- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O cristão pode ser policial ou militar? E se precisar matar um bandido?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Eu sempre sonhei seguir a carreira militar. Mas desde que me converti há alguns meses tenho tido muitas dúvidas, pois não sei se o cristão pode ser policial. Fico pensando, por exemplo, se eu precisar atirar em um bandido e ele morrer. Eu não estarei pecando contra o mandamento de não matar? Ajude-me a refletir sobre isso, estou muito confuso.

Caro leitor, sobre o cristão ser policial ou militar [2], veremos a seguir que não existe qualquer proibição na Bíblia.

Mas é importante refletirmos com profundidade sobre o assunto para que, caso você siga essa carreira, saiba exatamente o que a Bíblia te permite ou não fazer.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Cristão pode ser policial ou militar?

(1) Em primeiro lugar é preciso compreender que a Bíblia ensina que Deus estabeleceu autoridades para que aqueles que andam contra a lei, prejudicando a sociedade de alguma forma, sejam punidos de forma exemplar:

“visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal” (Romanos 13:4).

Esse texto deixa bem claro que a ação punitiva da autoridade, de acordo com as leis e dentro de suas funções, é respaldada por Deus para que haja castigo para o que pratica maldades e para proteger as pessoas de bem.

(2) Sendo assim, uma primeira conclusão a que chegamos é que o cristão pode ser policial ou militar. Seguir essa carreira não é nenhum pecado, não vai contra os ensinos bíblicos.

Dentro dessas funções estabelecidas nessa carreira, o cristão será um braço da lei para ajudar na punição de quem comete crimes e proteger as pessoas de bem na sociedade.

Inclusive, muitos servos de Deus na Bíblia tiveram funções de autoridade: José do Egito, Moisés, Davi, Daniel, etc.

E se o policial cristão precisar matar algum bandido?

(3) Sabemos que Êxodo 20:13 nos ensina a não matar, pois a vida é preciosa para Deus. Mas em outros textos Deus estabelece que a legítima defesa é um direito.

“Se um ladrão for achado arrombando uma casa e, sendo ferido, morrer, quem o feriu não será culpado do sangue” (Êxodo 22:2).

Isso porque o “não matarás” do mandamento não tem aplicação em todas as situações. Por exemplo, na própria lei de Deus havia pena de morte para determinados pecados/crimes. E essa pena era executada por pessoas:

“Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto” (Êxodo 21:17). A pessoa que transgredisse essa lei iria sofrer as consequências dela, aplicada por autoridades da comunidade, levantadas para isso.

O policial, no exercício de sua função, além de em alguns momentos precisar defender a sua própria vida, poderá também ter de defender a vida de terceiros como a sua função preconiza.

Eventualmente, poderá ocorrer casos em que ele terá de usar a legítima defesa. Nesses casos o policial não peca no exercício de sua função.

Podemos citar, por exemplo, um caso em que um bandido pega uma pessoa como refém e ameaça seriamente a vida dessa pessoa.

A polícia, esgotadas as possibilidades de negociação, pode decidir que um atirador de elite abata o meliante. Nesse caso, na defesa de uma pessoa de bem, não peca em atirar contra o bandido.

E se um policial cristão ou militar receber uma ordem contrária à Bíblia?

(4) Como em qualquer profissão sempre existirá a possibilidade de um cristão receber ordens de seus superiores que sejam contrárias à sua fé.

Nesse caso, deve buscar a sabedoria de Deus e o diálogo e não executar ordens que sejam contrárias à palavra do Senhor, mesmo que isso lhe gere retaliações, conforme vemos claramente nos atos de servos de Deus na Bíblia:

“Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).

(5) Vale lembrar que, apesar de a Bíblia apoiar as autoridades no uso de suas atribuições para o bem da sociedade, a Bíblia proíbe veementemente que as autoridades usem de sua posição de forma autoritária, injusta e corrupta:

“Maldito aquele que aceitar suborno para matar pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém!” (Deuteronômio 27:25).

(6) Assim, concluímos que o cristão pode ser policial ou militar, mas essa não é uma carreira fácil. Ele deverá cuidar para que seja correto, íntegro e justo na aplicação da lei aos maus indivíduos.

Poderá usar da força e da legítima defesa quando necessário, mas deve manter-se longe do abuso de autoridade, da corrupção e da injustiça.

Agindo dessa forma será um grande instrumento do Senhor na polícia ou no serviço militar.