- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O cristão pode ir ao psicólogo ou isso é falta de fé? O que a Bíblia diz?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Esse último ano tem sido um ano de grandes crises para mim. Problemas no emprego, em casa, de todos os lados. Isso tem me levado a uma grande depressão! Ao me aconselhar com uma irmã da igreja, ela me disse que cristão não pode ir ao psicólogo [2], pois isso é falta de fé [3]. Confesso que estou precisando de ajuda, não estou conseguindo lidar com esse problema sozinha. Já conversei com o pastor, mas não sinto que ele pode me ajudar. Será que só na igreja que devo buscar ajuda? Segundo a Bíblia o cristão pode ir ao psicólogo? Isso seria falta de fé da minha parte?

Cara leitora, te convido a ler comigo algumas breves linhas analisando essa questão. Infelizmente existem muitos achismos das pessoas sobre isso e pouca reflexão profunda sobre o fato. O cristão pode ir ao psicólogo? Veremos nessa abordagem que nada o impede disso, aliás, em muitos casos, é a melhor escolha a se fazer!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [4]

Cristão pode ir ao psicólogo?

(1) Nem todos os problemas de uma pessoa estão ligados a parte espiritual. É evidente que temos na igreja pessoas que têm como principal função zelar pela nossa vida espiritual, como os pastores, mestres, conselheiros, por exemplo.

Mas, assim como o corpo físico tem doenças que somente médicos especialistas [5] têm condições de cuidar e os consultamos quando precisamos,por exemplo, quando está com problemas no rim, na perna, na articulação, etc…

A mente também tem doenças que somente especialistas podem cuidar de uma forma mais eficaz. Por isso, não peca o cristão que, diante da suspeita de estar com uma doença da mente, procura um psicólogo.

(2) Apesar da boa vontade de pastores e conselheiros da igreja, algumas questões da mente não se resolvem apenas na conversa espiritualizada e na oração.

Por exemplo, sabemos que a depressão pode ter raízes muito mais que emocionais, até mesmo físicas, quando existe uma desregulação hormonal e das substâncias importantes para o bom funcionamento do cérebro.

Como um pastor será capaz de verificar isto se não tiver uma formação para tal? Deus em Sua sabedoria nos muniu de profissionais capazes para ajudar os que sofrem nessas áreas da vida! Esse é mais um motivo que mostra que o cristão pode ir ao psicólogo.

Cristão ir ao psicólogo é falta de fé?

(3) Geralmente cristãos que consultam psicólogos são taxados como pessoas com pouca fé [6] ou sem fé. Mas será que isto é verdade?

Penso que essa seja uma grande mentira. Se ir ao psicólogo é falta de fé, então ir ao cardiologista também é. Ou ir ao hospital quando se tem uma emergência!

Veja o que Paulo disse ao jovem pastor Timóteo: “Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades” (1 Timóteo 5:23).

Se uma doença da mente deve ser curada apenas com oração e aconselhamento pastoral, então as outras doenças também deveriam.

Isso demonstra a hipocrisia de pessoas que acusam cristãos que vão ao psicólogo de terem pouca fé, pois elas, ao menor sinal de alguma doença, logo recorrem a medicina.

(4) Não existe na Bíblia qualquer proibição de consultar um psicólogo. Aliás, existe um grande incentivo à consulta a conselheiros para que haja sucesso na vida.

Esses conselheiros faziam naquela época um papel bastante parecido com os psicólogos hoje, claro, guardadas as devidas proporções de conhecimento que se tinha à época em comparação com nossos tempos: 

“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito” (Provérbios 15:22).

O texto de provérbios não aponta que esses conselheiros seriam religiosos, apenas bons conselheiros que tinham o objetivo de colaborar com quem tomava conselho.

Como um cristão deve escolher um psicólogo?

(5) Evidentemente, sabemos que existem psicólogos que defendem certas linhas de pensamentos que não são corretas biblicamente.

O ideal é que procuremos psicólogos cristãos, pois eles vão nos ajudar com maior base em nossas convicções cristãs.

No entanto, mesmo que o psicólogo não seja cristão, também pode ser consultado por um cristão sem qualquer problema, pois ele vai respeitar suas crenças e escolhas, pois isso faz parte do trabalho dele (pelo menos se for um bom profissional).

Aqui devemos aplicar aquilo que Paulo nos ensina: “julgai todas as coisas, retende o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21).

Nesse caso, ter um bom pastor e conselheiro ao seu lado também vai te ajudar na parte espiritual do tratamento, te ajudando a se reerguer.

(6) Sempre que precisar recorrer a um psicólogo, tente buscar referências dele com outras pessoas para que consiga achar um bom profissional (mesmo que não seja cristão).

Isso vai te ajudar a não ter maiores problemas. Da mesma forma que existem médicos de especialidades que não fazem um bom trabalho, também existem psicólogos que são maus profissionais. Busque o melhor para te ajudar a superar o seu problema.

(7) Assim, concluímos que o cristão pode ir ao psicólogo quando achar que os problemas que está passando extrapolam sua capacidade de os resolver sozinho e quando a questão parece estar fora do âmbito espiritual ou extrapole o mesmo.

Tratar o espiritual é importante, mas cuidar da mente, dos traumas, questões relacionais, possíveis problemas mentais, distúrbios, etc, vai te ajudar a dar um grande salto na qualidade de vida, e nisso o psicólogo vai te ajudar muito.