- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Visitar o túmulo de entes queridos é pecado?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Meu pai se foi desse mundo faz cerca de 10 anos. Ainda hoje tenho muita saudade dele. Uma das formas que encontrei para matar essa saudade é visitando o túmulo dele, no cemitério onde ele foi enterrado. Isso que faço é pecado? A Bíblia tem algum proibição do crente visitar túmulos? Existe algum risco espiritual nisso que estou fazendo?

Caro leitor, sua pergunta é bem interessante. Eu gostaria de fazer algumas ponderações sobre esse assunto que, creio eu, te ajudarão (e também a outras pessoas) a refletir sobre as boas práticas a respeito da nossa postura diante dos que já morreram.

E também refletirmos das más práticas que devemos manter longe de nós quando o assunto é a morte de entes queridos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Devemos visitar o túmulo dos que já morreram?

(1) Sabemos que quando uma pessoa morre seu destino eterno é selado. Não cabe a nós ficarmos debatendo se uma pessoa foi salva ou não. Isso é papel do soberano juiz, o Senhor Deus (Hebreus 9:27).

Sendo assim, podemos definir que visitar túmulos com qualquer objetivo de orar em favor do morto ou de tentar de alguma forma interceder por ele e seu destino eterno, é algo que vai contra o ensino bíblico.

A prática de oração por mortos vem da tradição católica e é pautada na tradição (dogmas) e em livros apócrifos como o livro de Macabeus (que nem nós e nem os judeus reconhecem como sendo inspirados).

Mas sabemos que a Bíblia é clara quando nos ensina que a morte sela nosso destino eterno e que os vivos não podem fazer nada pelos que já morreram:

“Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo…” (Hebreus 9:27). Sendo assim, visitar túmulos com esse tipo de objetivo não é correto biblicamente.

Leia também: Para onde vai a nossa alma quando morremos? [3]

(2) Também considero errada a prática muito realizada no dia de finados, que é a de visitar túmulos com o objetivo de agradecer mortos por graças alcançadas ou mesmo fazer-lhes promessas como se pudessem de alguma forma realizar algo pelo vivos.

Esse tipo de visita aos túmulos também é contrária ao que a Bíblia nos ensina: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5). Não há mediadores entre nós e Deus além de Jesus. Ele é o único.

Leia também: O dia de finados é Bíblico? [4]

(3) Esclarecidas essas formas erradas mais comuns de lidar com os que já morreram, creio que podemos encontrar visitas aos túmulos que não considero que firam qualquer ponto da palavra de Deus:

Por exemplo, quando alguém visita um túmulo de um ente querido com o fim de deixá-lo cuidado, limpo, bem apresentável, não comete pecado.

Cuidar do lugar onde foi enterrado nosso ente querido é uma prática digna e que honra a memória do falecido. Não há mal em fazer isso.

Veja, por exemplo, que Abraão comprou um campo para sepultar Sara (Gênesis 23) e esse campo, com essa sepultura, foi utilizado para sepultar também o próprio Abraão (Gênesis 25:9), também a Isaque, Rebeca, Jacó, Lia (Gênesis 49:29-31).

Isso mostra que esse local foi cuidado com carinho por várias gerações e demonstra que não existe pecado no zelo pelo local onde ficam os corpos de pessoas que faleceram.

(4) Também podemos observar que a Bíblia relata profundo respeito e cuidado pelo corpo dos que já morreram como uma forma de honrá-los.

“Os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, enterraram-nos em Siquém, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que veio a ser a herança dos filhos de José” (Josué 24:32).

Observe que centenas de anos depois da morte de José do Egito, seus ossos ainda estavam cuidados e foram transportados do Egito para a terra prometida, como era o seu desejo citado em Gênesis 50:25.

Isso mostra que um zelo correto, respeitoso e sem idolatria pelo corpo dos que já morreram não é indicado como sendo pecado na Bíblia.

(5) Ir a um túmulo com o objetivo de reflexão também não é errado. Muitas vezes o falecido deixou um grande legado. Ir até aquele local para reflexão sobre a própria vida, sobre os ensinos, sobre como anda nossa própria vida também não vai contra a palavra de Deus.

Salomão ensinou o seguinte: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração” (Eclesiastes 7:2). Um cemitério é um local onde o luto está em evidência, pode ser um local de reflexão sem que haja pecado!

Dentro desse ponto, ainda creio que ir até o túmulo de um ente querido como uma forma de satisfazer o sentimento de saudade também não fere princípios da Palavra do Senhor. É uma forma saudável de lidar com a perda, com a dor do luto.

Leia também: Devemos orar pelos que já morreram para que alcancem o céu? [7]

(4) Sendo assim, é preciso haver equilíbrio a respeito de como tratamos a morte. A Bíblia nos dá instruções claras sobre o que é incorreto fazer com relação aos que já morreram (orar por eles, buscar bênçãos através deles, mediação ou proteção deles), mas não nos proíbe de cuidar do local onde foram enterrados e nem de sentirmos saudades e refletirmos a respeito dos ensinos e da brevidade da vida.

Nesse sentido, visitar o túmulo de entes queridos que já morreram não é pecado. Aliás, todos deveriam fazer isso de vez em quando, ou seja, relembrar um pouco sobre a morte, sobre a importância de termos uma vida correta com Deus, como Salomão nos ensinou:

“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração” (Eclesiastes 7:2).