- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Os 4 benefícios de quem lê a Bíblia todos os dias

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Quando estudamos o Salmos 119 observamos algo muito impressionante: o salmista olha para a Palavra de Deus com um amor incrível. Ele chega a declarar: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Salmos 119:97).

Observamos nas palavras dele dois elementos muito importantes para que consigamos começar a obter esses benefícios que vou ensinar abaixo: o primeiro é o amor pela Palavra. Devemos aprender a amar a vontade de Deus, amar as leis do Senhor.

Esse amor nos levará ao segundo elemento, que é o contato com ela. O salmista testemunha que meditava todo o dia na lei do Senhor. Isso significa que ela fazia parte da vida dele, de seu dia a dia, de suas decisões, de seus aprendizados, de seus planos, etc.

Agindo dessa forma o salmista mostra que colhia diariamente quatro benefícios incríveis que todos nós podemos também colher. Vamos conhecê-los?

Os 4 benefícios de ler a Bíblia todos os dias

(1) Mais sabedoria

A declaração do salmista mostra o seguinte: Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo” (Salmos 119:98).

Aquele que ama a lei do Senhor e tem um contato próximo a ela, colhe o benefício do aumento de sua sabedoria. Sabedoria é diferente de inteligência. Inteligência tem a ver com aprender bem as coisas.

Sabedoria tem a ver com enxergar a vida e tudo nela com mais profundidade, sabendo tomar as melhores decisões (e que agradam a Deus) quando necessário. É um conjunto de saberes que faz a vida mais leve, mas profunda, mas agradável. O benefício de ter a sabedoria de Deus em nós é incrível!

(2) Mais compreensão

O salmista observa que o contato com a palavra de Deus lhe proporcionava uma compreensão da vida que ia além do que ele já havia aprendido com as pessoas:

Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos” (Salmos 119:99).

A compreensão da vida, dos acontecimentos, das provações, enfim, de uma série de fatos que vivemos e que o mundo vive, é um grande benefício de quem está ligado a Deus.

Compreendemos mais do que as outras pessoas porque sabemos também sobre o espiritual, sobre os planos de Deus, sobre a soberania do Pai e uma série de outras revelações que a Bíblia nos traz.

Leia também: Os 5 piores erros que muitos cometem ao ler a Bíblia (o 2º é o pior deles) [3]

(3) Mais prudência

Prudência é a arte de discernir corretamente as situações e saber se portar segundo a vontade de Deus. O prudente, por exemplo, sabe que em alguns momentos deve se calar para não piorar as situações. Sabe que deve dizer não a coisas que vão contra a vontade do Senhor.

O salmista mostra que havia adquirido esse benefício pela sua busca constante pelos ensinos da Palavra de Deus:

Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos” (Salmos 119:100).

Quem investe tempo de vida para conhecer a vontade do Senhor adquire esse precioso benefício vindo diretamente de Deus a nós e sofre muito menos, pois, é menos imprudente e, por isso, colhe menos frutos de ações impensadas e incorretas.

Leia também: Método como ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente ensina como ler a Bíblia [4]

(4) Mais força para desviar-se do mau caminho

Um dos mais poderosos benefícios que colhemos de nosso contato com a palavra do Senhor é a capacidade e a força de saber quando dizer não.

O mundo, apesar de considerar-se livre, ao contrário, é escravo dos maus caminhos e vícios que aceita. Não consegue dizer não a eles!

O salmista, ao contrário, descreve o benefício que teve com seu contato com a Palavra do Senhor: “De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra” (Salmos 119:101).

Saber desviar-se do mau caminho e ter a força suficiente para fazer isso é um poderoso benefício que temos em nossas vidas quando valorizamos a palavra de Deus!