- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Os animais têm corpo, alma e espírito? O que a Bíblia diz?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Eu sou apaixonada por bichinhos desde de criança. E todos que têm bichinhos sabem que a nossa maior dor é quando eles morrem. Sempre me perguntei se os animais têm alma, se são como nós, mas nunca achei essa resposta na Bíblia. Você pode me ajudar a compreender essa questão?

Cara leitora, essa é realmente uma pergunta muito interessante. Quero te convidar a analisarmos juntos à luz da Bíblia aquilo que é revelado sobre se os animais têm alma.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Animais têm alma? O que a Bíblia diz?

(1) A primeira coisa que precisamos definir é o que entendemos por alma. Na Bíblia, alma e espírito são sinônimos e apontam para a parte imaterial do ser humano em todos os aspectos.

É por isso que algumas vezes a Bíblia se refere, por exemplo, aos nossos sentimentos como alma (Salmos 13:2) e, em outras, usa alma para falar do nosso ser espiritual (Ezequiel 18:4).

Para saber mais sobre essa questão de corpo, alma e espírito, leia este estudo clicando aqui [3]. Agora que definimos o que é alma, vamos considerar em nossa análise se os animais têm alma como os seres humanos têm.

(2) Quando analisamos a criação observamos a criação dos animais em Gênesis 1:20-25. Nessa criação não existe qualquer detalhamento falando a respeito de alma ou espírito.

Mas nos chama a atenção que é revelado que Deus fez os animais “conforme as suas espécies”. Isso nos ajudará a entender melhor a situação daqui a pouco.

Continuemos: Já na criação do ser humano, encontramos dentro do detalhamento dado por Deus, que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26) e também que Deus o criou com corpo e alma ou espírito (Gênesis 2:7). Aqui temos uma diferença fundamental entre animais e seres humanos.

(3) Feitas essas colocações podemos concluir algumas coisas: os animais não têm uma alma como os seres humanos têm, ou seja, uma parte imaterial imortal, sendo imagem e semelhança de Deus.

O que os animais possuem é o instinto. O instinto foi dado por Deus a eles quando os criou “segundo as suas espécies”.

Deus escreveu dentro deles leis naturais que cada espécie iria seguir. É por isso que cada espécie de animal age de uma forma, que algumas são selvagens enquanto outras se deixam domesticar, e outras diversas ações características de cada espécie. O instinto é o fôlego de vida do animal.

(4) Não podemos negar, no entanto, que existe certo nível de emoções e inteligência dentro do ser de cada animal. Veja este texto: “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura…” (Isaías 1:3).

Como um boi ou um jumento poderiam “conhecer” o seu dono se não existisse algo dentro dele que o possibilitasse interagir dessa forma como os seres humanos?

Alguns entendem que isso poderia ser um indicativo de que os animais têm alma como nós seres humanos temos, no entanto, isso é pouco provável.

O mais provável é que dentro do instinto dos animais exista essa capacidade, especialmente em espécies de animais domésticos; uma capacidade que permite que eles interajam com o mundo a sua volta, especialmente com os seres humanos.

(5) Alguns ainda usam o texto de Eclesiastes 3:16-22, principalmente o verso 19 para afirmar que os animais têm alma: “Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade” (Eclesiastes 3:19).

Analisando, porém, esse texto e o seu contexto, observamos que quando o autor fala de “fôlego de vida” não está falando da alma, mas do corpo e da morte como algo que atinge homens e animais, que quando morrem voltam ao pó.

Logo mais à frente o autor fala sobre a alma dos homens de forma detalhada e esclarecida: “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Eclesiastes 12:7).

Leia também: Para onde vai a nossa alma quando morremos? [5]

(6) Assim concluímos que, biblicamente, não temos elementos claros para afirmar que os animais têm alma como nós seres humanos temos.

Antes, eles têm o seu instinto que os capacita a cumprir a missão que Deus deu a cada espécie dentro da natureza e também na interação com o ser humano dentro do período de vida de cada um.