- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que é cobertura espiritual? Esse ensino é Bíblico?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Uma das mais novas modas de algumas igrejas evangélicas é a cobertura espiritual. Ela significa que os fiéis devem ter algum líder da igreja que os cubra espiritualmente e zelem pela vida deles de forma a protegê-los do mal e guiá-los ao caminho que Deus quer e que esse líder sabe e, evidentemente, o fiel não sabe muito bem. Essa cobertura geralmente é pregada de forma quase mística, como se esse líder tivesse algum poder especial para favorecer aqueles que se submetem as suas orientações.

É interessante notar, por exemplo, que esse líder que dá essa cobertura espiritual para a pessoa deve ser consultado sempre que a pessoa precisar tomar certas decisões para que ele as aprove. Por exemplo, se vai começar a namorar, é o líder que vai aprovar. Se vai comprar um carro, é o líder que vai avaliar. Já tive notícias até mesmo de pessoas que tinham que reportar ao seu líder qual livro queria ler para ele decidir se iria ou não ler.

O texto comumente usado para apoiar a prática da cobertura espiritual é Hebreus 13:17: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”. Os que apoiam a cobertura espiritual dizem que esse texto indica claramente a necessidade dos fieis em ter guias que os cubram espiritualmente. Feitas essas considerações, vejamos o que a Bíblia ensina a respeito dessa doutrina de cobertura espiritual:

Cobertura espiritual, essa doutrina é bíblica? [2]

Cobertura espiritual, essa doutrina é bíblica?

(1) O argumento de que é necessário um guia espiritual para quem a pessoa tem de dar satisfações para que a pessoa esteja no caminho de Deus é totalmente antibíblico. A Bíblia é clara quando afirma: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (João 16:13). Humanos imperfeitos não tem o poder de guiar ninguém. Todos somos guiados por Deus e estamos debaixo da ação Dele em nossas vidas. Nós nos ajudamos uns aos outros na caminhada cristã como um corpo e não com guias que decidem tudo por nós.

(2) Além disso, a Bíblia firma que todo crente tem o Espírito Santo e que é esse Espírito quem age nos guiando ao caminho do Senhor: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8:14). Dessa forma, fica claro que a cobertura espiritual é algo que tenta usurpar aquilo que é ação de Deus em nossa vida e não de pessoas. Pessoas não podem garantir nosso andar nos caminhos de Deus, elas apenas podem nos ajudar, nos aconselhar, mas, de forma alguma podem agir como e onde o Espírito Santo age.

Leia também: Quero ser batizado pelo Espírito Santo, o que devo fazer? [4]

(3) Alguns poderiam dizer que a cobertura espiritual visa mostrar o caminho para a pessoa, protegendo-a dos males de decisões erradas. Porém, a Bíblia é clara quando nos mostra que o que nos mostra o caminho é a Palavra de Deus, pois é nela que se encontra toda a vontade de Deus para nós, e ela é a nossa regra de fé e prática: “Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros” (Salmos 119:24). Uma pessoa pode tomar as decisões de sua vida única e exclusivamente consultando a Palavra de Deus, sem qualquer necessidade de aprovação de terceiros.

(4) Evidentemente, os líderes e outros irmãos em Cristo tem um papel positivo em nossa vida, pois cada parte do corpo de Cristo é importante e colabora para o crescimento do corpo (Efésios 4:16). Nós participamos da vida um do outro aconselhando, ajudando, suportando, chorando juntos, alegrando-se juntos, etc. Essa é a parceria humana existente e baseada no amor. Mas de forma alguma existe qualquer exigência de cobertura espiritual como se alguém pudesse agir em nosso favor de uma forma maior do que o próprio Espírito Santo já age, nos conduzindo em toda verdade aos caminhos do Senhor e intercedendo por nós a Deus: Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

Leia também: O que significa interceder com gemidos inexprimíveis? [5]

(5) Ressalto também que esses líderes adeptos da cobertura espiritual exercem um domínio sobre a vida das pessoas que as transforma em escravas de suas vontades, como se o líder tivesse todas as respostas vindas de Deus para a pessoa. Dominam sobre a mente, sobre as escolhas, sobre as ações. A palavra de Deus é clara quando apresenta o papel do líder: “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho” (1 Pedro 5:2-3). O verdadeiro líder pastoreia as pessoas sendo modelo e orientando de acordo com a Palavra de Deus e não escravizando as pessoas sob uma cobertura espiritual mística que não existe biblicamente.