- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Como controlar os maus pensamentos que inundam a mente?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu tenho vivido alguns meses muito difíceis. Confesso que acho que até blasfemei contra o Espírito Santo. Eu não consigo controlar meus pensamentos. De repente me vem pensamentos horríveis na mente. Pensamentos ruins sobre mim, sobre Deus, sobre Jesus. Pensamentos de morte que me levam a tristeza e, às vezes, me fazem até chorar. O que posso fazer para mudar isso? Será que eu cometi o pecado imperdoável e não tem mais solução para mim. Como conseguir controlar os maus pensamentos que inundam a minha mente?

Cara leitora, creio que em primeiro lugar precisemos avaliar a sua situação. Creio que existem duas situações possíveis.

A primeira e mais leve (que é a que vou analisar mais abaixo) é um descontrole na sua mente causado talvez por estresse, por algo difícil que você talvez passou na vida ou alguma coisa parecida. Esse tipo de situação ajuda você a não conseguir controlar os maus pensamentos.

Essa situação foi uma espécie de gatilho e foi puxando outras, até você estar em um nível tão grande de cansaço emocional, que perde até o controle de seus pensamentos.

A segunda situação é você já estar com uma depressão ou mesmo alguma síndrome do pânico grave. Nesse caso seria bom que você procurasse um psicólogo a fim de te orientar ou mesmo algum apoio pastoral.

Para você definir em qual das duas está, siga minhas orientações abaixo. Se o problema não melhorar e não se resolver, procure ajuda profissional.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Como controlar os maus pensamentos?

(1) O nosso cérebro é um órgão extremamente poderoso que, além de controlar as nossas funções vitais, também nos permite interagir com o mundo à nossa volta.

Ele faz isso através de estímulos, principalmente aqueles captados pelos nossos sentidos. Isso significa que quando existe um equilíbrio saudável nos estímulos que deixamos entrar em nosso cérebro, temos a tendência de termos uma mente mais saudável.

Acontece que muitas vezes nosso cérebro é invadido por estímulos negativos ou por desequilíbrios hormonais. Isso faz com que haja certo descontrole na mente.

(2) Talvez seja esse o seu caso. Sua mente está cansada, estressada. Isso faz com que sentimentos como desânimo, tristeza e outros bem negativos, tomem certo controle.

Resultante de todo esse estresse e cansaço, um descontrole mental é perfeitamente possível. É como, por exemplo, quando estamos muito cansados e não nos alimentamos direito.

Costumamos ficar impacientes, nervosos e pouco dispostos a tratar as pessoas bem. É o mesmo caso. A pergunta é: como controlar e melhorar isso?

(3) Felizmente a Bíblia trata de uma forma bem interessante a respeito da forma com que devemos lidar com os maus pensamentos. Quero destacar aqui três coisas muito importantes que toda pessoa deve fazer para ter sua mente saudável e forte, para ter paz dentro da alma e conseguir controlar os maus pensamentos:

a) Descanse no cuidado de Deus. O nosso cansaço mental muitas vezes é fruto de muita ansiedade, de incertezas, dos impactos das dificuldades do dia a dia.

Tudo isso impacta negativamente a nossa mente, trazendo descontrole a ela. A orientação bíblica é fazer o seguinte:

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:6-7).

É muito importante que tenhamos comunhão com Deus e falemos com Ele em oração, que desabafemos com Ele, que confiemos Nele.

Isso gera um impacto positivo em nossa mente, pois Deus age nela, acalmando-nos e fazendo que vejamos a realidade do cuidado diário que Ele tem da nossa vida.

b) Cultive bons pensamentos. Da mesma forma que controlamos onde colocamos as mãos ou os pés para que não nos machuquemos, a Bíblia nos orienta a termos cuidado com aquilo que colocamos para dentro de nossa mente.

Cultivar pensamentos positivos e proveitosos garantirá uma saúde mental muito maior. Veja o ensino bíblico:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8). Cultive o hábito de rejeitar pensamentos que não agradam ao Senhor.

c) Tenha um olhar positivo para a vida. Todos concordam que a vida não é fácil. Existem muitas tristezas e dores envolvidas na vida. O mundo também é um lugar cruel.

É muito fácil começarmos a olhar para as coisas negativas, para as dores, para tudo aquilo que é difícil, e começarmos a cultivar um olhar desequilibrado e extremamente negativo das coisas e da vida.

Ficamos como aquela pessoa que não consegue se agradar com um lindo dia de sol, antes, só consegue reclamar do calor que o sol produz.

Ou quando num dia chuvoso só consegue ver os incômodos que a chuva pode trazer, ao invés das grandes bênçãos que a chuva representa para o nosso planeta.

Esse olhar negativo reflete dentro da mente, fazendo com que os pensamentos dessa pessoa sejam extremamente negativos e prejudiciais. Por isso, olhe para a vida de uma forma positiva. Isso ajudará a eliminar os maus pensamentos.

E para isso, use o olhar de gratidão que nos ensina a Bíblia: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18).

Esse olhar buscando encontrar as bênçãos de Deus em tudo na vida ajuda muito a termos um olhar mais positivo dentro de nossa mente!

E para finalizar, como você mencionou sobre essa questão de não saber se cometeu o pecado imperdoável, que a Bíblia chama de blasfêmia contra o Espirito Santo, leia este outro estudo que produzir para te orientar: Como saber se eu cometi o pecado imperdoável, a blasfêmia contra o Espírito Santo? [4]