- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Traí minha esposa. Devo confessar o adultério a ela ou só para Deus?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Mês passado, uma colega minha de trabalho, que sempre dava em cima de mim, acabou conseguindo me conquistar. Saímos e fomos até um motel e consumamos o ato. Logo que saí daquele lugar meu coração pesou, me entristeci demais, pois sou um servo de Deus e não acreditei que fiz aquilo com meu Deus e com minha esposa. Cheguei em casa, pedi perdão ao Senhor. Mas todos os dias algo fica martelando em minha mente: não sei se devo confessar isso para minha esposa. Fico com medo, pois isso seria devastador para nosso relacionamento, mas, ao mesmo tempo, esse fantasma do meu pecado me assombra todos os dias. O que a Bíblia diz que devo fazer?

Caro leitor, essa é uma situação que tem ocorrido com muitos servos de Deus, infelizmente. O fato de sermos servos de Deus não nos isenta de pecarmos.

Se não cuidarmos, a tentação vem sobre nós, e a nossa cobiça nos leva a pecarmos. Foi o que ocorreu com você. Você foi seduzido e caiu no laço do pecado.

Baseado em seus questionamentos, gostaria de te orientar sobre o que acho que deve ser feito nessa situação:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Devo confessar meu adultério a minha esposa?

(1) Creio que o primeiro passo você já deu, que é o arrependimento de seu erro. O arrependimento é aquilo que nos faz compreender humildemente que pecamos, que transgredimos a vontade de Deus de alguma forma.

Necessariamente o arrependimento nos leva até Deus, até a busca do perdão Dele e da restauração de vida. O adultério é um pecado gravíssimo, porém, pode sim ser perdoado por Deus como nos ensina 1 João 1:9.

(2) O segundo passo, tão importante quanto o primeiro, é a compensação de nossos erros perante pessoas que prejudicamos.

Se você tivesse roubado, deveria ir até a vítima para compensar o seu erro de alguma forma. Se tivesse mentido, deveria pedir perdão a quem prejudicou.

Se tivesse ofendido alguém, deveria também pedir perdão a essa pessoa. Com a sua esposa não é diferente, pois você, quando a traiu, a feriu mesmo que ela ainda não saiba.

O verdadeiro arrependimento no caso de adultério passa pela confissão do seu erro a sua esposa, passa pelo caminho da verdade e da reparação do erro.

Você deve mostrar seu verdadeiro arrependimento falando com ela. Isso pode ser feito diretamente, ou se você teme essa conversa, pode pedir ajuda a um pastor ou a alguém de confiança para mediar essa conversa entre vocês.

(3) Mas muitos se perguntam: por que confessar? Não é melhor confessar somente a Deus e seguir a vida? Uma confissão não vai acabar com o relacionamento ao invés de mantê-lo de pé? Vou explicar por que creio ser importante confessar:

a) Quem foi traído merece saber disso. Aqui temos o princípio ensinado por Jesus em Mateus 7:12: Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas”;

b) O fantasma desse adultério não confessado sempre vai ser uma pedra no sapato dentro da relação;

c) A pessoa com quem você traiu sua esposa pode, a qualquer momento, aparecer na vida do casal e causar um estrago ainda maior, revelando toda a verdade que não foi confessada;

d) A verdade é sempre o melhor caminho, e o verdadeiro amor não se alegra com a injustiça: não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade” (1 Coríntios 13:6);

e) O verdadeiro arrependimento nos leva a reparação dos erros cometidos. A falta de disposição para fazer reparação dos erros pode indicar apenas um remorso e não um arrependimento verdadeiro.

Leia também: Qual a diferença entre arrependimento e remorso [4]

(4) Consequências. Uma das coisas que faz com que muitos fiquem em silêncio com o cônjuge sobre uma traição ocorrida são as consequências que o ato de confessar pode trazer.

Quanto a isso é importante saber que o pecado sempre trará consequências, seja ele confessado ou não. Seja no momento ou mais tarde. Não há como fugir das consequências.

Por isso, é sempre melhor escolher o caminho da verdade e buscar uma reconciliação e reparação o quanto antes.

Mas é importante se preparar, pois o cônjuge se sentirá traído, machucado, sem confiança. Poderá, inclusive, querer o divórcio. Essas são consequências possíveis.

Mas também poderá haver perdão e misericórdia. Não há como saber. A conversa precisará existir para que tudo fique esclarecido e o casal tome as decisões sobre como fica a vida deles dali para frente.

(5) Feche todas as portas para um possível novo adultério. É importante conversar também com a pessoa com que se adulterou, no caso a sua colega de trabalho, e também pedir perdão a ela por tê-la exposto a essa situação terrível, deixando claro que não mais ocorrerá o que ocorreu e que foi um grande erro. Feche totalmente essa porta aberta para futuras traições.

(6) Dessa forma, concluo que o remédio para determinadas doenças é amargoso, mas precisa ser tomado.

O adultério é um desses pecados terríveis, que mexe com uma área muito importante na vida do ser humano.

A reparação é dolorida, o remédio é amargo, mas apenas tomando-o poderá haver uma restauração mais plena do casal e de cada um dos envolvidos.

Toda essa dificuldade causada pelo adultério deve servir para que cada cônjuge pense muito bem quando for tentado nessa área e possa perceber o quanto é amargo e terrível desobedecer a Deus. Dizer não ao pecado sempre será o melhor caminho.