- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

6 coisas terríveis que o pessimismo vai trazer para sua vida. Fuja delas.

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Quando Moisés separou espiões para verificar a terra prometida que estava muito próxima deles, certamente não esperava receber um relatório tão pessimista de dez deles, afinal, a Bíblia diz que foram escolhidos príncipes de cada tribo [2] (Números 13:2), ou seja, líderes altamente confiáveis de cada tribo. Isso nos mostra que o pessimismo, o olhar negativo, a falta de fé [3] são coisas altamente contagiosas e terríveis, provocando muitas coisas ruins em quem as cultiva, e ainda com alto poder de contagiar outras pessoas. Por isso, é importante saber o que o pessimismo causa para fugirmos dessa atitude destrutiva para a nossa vida.

6 coisas terríveis que o pessimismo vai trazer para sua vida. Fuja delas. [4]

Coisas que virão sobre você se você for pessimista

(1) O pessimismo vai te trazer desespero

Dos doze espiões enviados à terra de Canaã, dez chegaram com um relatório altamente pessimista, que de forma alguma considerou que Deus estava com eles. Eles olharam apenas com os olhos carnais. Isso gerou no povo um desespero terrível: “Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite” (Números 14:1). O mesmo povo que bradava em louvor a Deus quando Ele abriu o Mar Vermelho e destruiu o exército de Faraó [5] de forma milagrosa, agora chora e grita de forma desesperada por dar ouvidos ao pessimismo dos dez espiões. O pessimismo traz altas doses de desespero na vida daqueles que o cultivam.

(2) O pessimismo vai te trazer um coração murmurador

Quando esquecemos de tudo aquilo que Deus já nos fez, quando esquecemos aquilo que a Palavra de Deus diz sobre a soberania do Pai e sobre o cuidado Dele para conosco e nos lembramos do pessimismo que nossos olhos carnais veem, o resultado é um coração terrivelmente murmurador: “Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!” (Números 14:2). Um servo de Deus que se deixa contaminar com o pessimismo está a um passo de ver seu coração ser transformado de um adorador grato em um murmurador [6] ingrato.

(3) O pessimismo vai te trazer à ingratidão

Deus fez muito por aquele povo que estava no deserto. De escravos oprimidos, foram transformados em pessoas livres para servir a Deus em uma nova vida. Mas o pessimismo tem o poder de cegar-nos e fazer-nos ver apenas o lado difícil da vida, dos problemas, das lutas, apagando as nossas memórias a respeito de tudo quando já recebemos de Deus: “E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa?” (Números 14:3). Deus, que num passado muito próximo havia sido louvado pela Sua bondade e generosidade por este povo, agora, por causa dos corações contagiados pelo pessimismo, é acusado injustamente, é alvo da ingratidão provocada pelo pessimismo cego.

(4) O pessimismo vai te levar para longe da fé

Mais cedo ou mais tarde os pessimistas vão abandonar a Deus. Um coração pessimista não consegue conviver com um Deus soberano que não nos dá apenas aquilo que nos seja prazeroso. Aquele povo, juntamente com os espiões pessimistas, logo dá sinais do abandono da fé: “Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?” (Números 14:3). É muito triste ver alguém que já foi tão abençoado por Deus, que já cantou louvores ao Senhor e jurou lealdade a Ele, cogitar a possibilidade de ser algo melhor voltar para uma vida de escravidão e morte. Era isso que eles queriam. O pessimismo nos cega e nos lega para longe da fé em Deus e para perto da incredulidade.

(5) O pessimismo vai te trazer fraquezas diversas

Pessimistas são sempre mais fracos que os otimistas. Isso acontece porque eles se veem assim e se transformam nisso que veem. Não são capazes de enxergar que a superação sempre está à disposição do ser humano: “Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós” (Números 13:31). Os pessimistas sempre verão os outros como melhores, como mais fortes, como mais abençoados. São incapazes de reconhecer as próprias bênçãos que já receberam, pois, seus corações estão contagiados pela ingratidão. É uma cegueira sem limite que só traz fraqueza em cima de fraqueza.

(6) O pessimismo vai te trazer baixa autoestima

O salmista observou bem que um abismo chama outro abismo (Salmos 42:7). Aqueles espiões pessimistas logo foram sendo acometidos por diversas coisas ruins advindas de sua visão pessimista dos fatos. Logo estavam com sua autoestima destruída diante de si mesmos e do povo: “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes ), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos” (Números 13:33). Eles começaram a se ver como inferiores, menos preparados, menos abençoados, menos tudo aquilo que se possa imaginar. Sua confiança foi destruída pelo pessimismo.

(7) O pessimismo vai te trazer uma visão distorcida dos fatos

O combustível para a baixa autoestima certamente é a visão distorcida dos fatos. O pessimista olha com lentes que distorcem as situações e o fazem ver apenas a derrota e situações desfavoráveis:“e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos” (Números 13:33). Um povo amado de Deus, resgatado por Deus da escravidão, amado por Deus com todas as provas possíveis, agora se enxerga como meros gafanhotos que podiam ser pisoteados pelo inimigo. Esse é o poder devastador do pessimismo. Veja que interessante a visão dos outros dois espiões (otimistas e cheios de fé) sobre o mesmo fato: “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela” (Números 13:30). Esse é o tipo de visão e ação que devemos cultivar!