- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que fazer com as sobras da Ceia do Senhor?

Você Pergunta: Sou diácono da minha igreja e sou responsável por preparar a santa ceia do Senhor. Nós temos muito respeito por esse memorial dado por Jesus, mas esses dias atrás houve um debate entre nós sobre o que fazer com o pão e o vinho que sobram, já que esses elementos foram consagrados para a ceia do Senhor. Uns achavam que devíamos jogar fora, outros que devíamos enterrar, e outros ainda que deveríamos comer para não desperdiçar. Você tem uma opinião sobre esse assunto, existe algo na Bíblia que possa nos orientar a esse respeito?

Caro leitor, quando falamos da Santa Ceia do Senhor, realmente muitas dúvidas surgem, pois erroneamente damos certo valor exagerado aos símbolos usados, ao ponto de surgir questões como essa sobre as sobras da Ceia do Senhor. Vamos analisar essa situação para termos um parecer correto:

O que fazer com as sobras da Ceia do Senhor? [1]

O que fazer com as sobras da Ceia do Senhor?

(1) A Bíblia é clara quando mostra os elementos da Ceia do Senhor [2] (o pão e o suco da videira) como elementos simbólicos, que apontam para o sacrífico de Jesus na cruz do calvário. Existe dentro da doutrina católica o entendimento de que esse pão e suco da videira (que lá tem o formato da hóstia) se transformam no verdadeiro corpo e sangue de Cristo na ocasião da ceia [3]. Evidentemente, esse tipo de pensamento não é bíblico. Porém, por estarmos em um país de raízes muito católicas, até mesmos as igrejas reformadas, vez ou outra, se deparam com essa sacralização dos elementos da Ceia do Senhor, como se eles fossem sagrados ao ponto de não poderem, após a ceia, ter qualquer outro uso.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [4]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [5]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [6]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [7]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [8]
- Outros Materiais (Comece aqui) [9]

(2) Porém, a Bíblia é clara quando aponta para o pão e o suco da videira como elementos simbólicos. Quando os usamos na Ceia do Senhor, os usamos de forma simbólica, especificamente naquele momento da realização da ceia, para demonstrar a entrega do corpo e do sangue de Cristo [10] na cruz do calvário e para comemorar esse sacrifício perfeito feito por nós. A presença de Deus ali é espiritual. E os elementos, naquele momento, são consagrados e tirados de seu uso comum para um uso espiritual e especial nesse memorial. Ou seja, naquele momento, somente os servos de Deus devem tomar da ceia de acordo com as orientações bíblicas.

(3) O que muitos não entendem é que esse uso especial desses elementos se limita ao momento da Ceia do Senhor. Não existe qualquer orientação na Bíblia de que esses elementos devam ter um uso especial após a ceia ou que eles tenham algo de sagrado em si mesmos. Ou seja, o pão e o suco da videira, após a ceia, não tem nenhum status de sagrado, não devem ser adorados e, de forma alguma, devem ser dotados de qualquer poder espiritual. São o simples e comum pão e suco da videira que podemos encontrar em qualquer mercado ou padaria.

(4) Sendo assim, as sobras da Ceia do Senhor podem ser destinadas a qualquer uso após a celebração da Ceia. Por se tratar de alimentos perecíveis (que estragam rápido) o ideal é que sejam consumidos o mais rápido possível ou, se for o caso, que sejam destinados ao lixo, pois irão estragar rapidamente. Em minha opinião, para evitar o desperdício, quem está responsável pela preparação da ceia, deve tentar calcular com boa precisão as porções necessárias para que não haja desperdício e sobre pouco. E as sobras da Santa Ceia podem, sem problema algum, ser destinadas a algum necessitado, com a devida higiene que alimentos dessa natureza exigem, para não fazer mal para quem os consumir.