- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

4 lições básicas de Jesus para vencer as mais difíceis tentações do diabo

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

A Bíblia nos ensina que Jesus, sendo Deus, se fez homem. E sendo homem, foi exposto as dificuldades que nós seres humanos enfrentamos (Filipenses 2:7).

E uma dessas dificuldades, talvez uma das maiores, são as tentações. Em Mateus 4.1-11, Jesus Cristo é levado pelo próprio Espírito de Deus para ser tentado.

Era hora de Cristo enfrentar o que nós seres humanos enfrentamos, o tentador: “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4:1).

E por ter passado por essa grande e terrível tentação e vencido, Jesus tem muitas coisas a nos ensinar sobre enfrentar e vencer tentações. Vejamos as lições básicas de Jesus [2] para enfrentarmos e vencermos as tentações mais difíceis [3].

As lições de Jesus para enfrentar e vencer as mais difíceis tentações

(1) Esteja focado nas práticas espirituais

Com toda a certeza Jesus estava passando por um momento muito difícil de Sua vida e ministério. Ele estava debaixo de tentações do próprio diabo. O que Jesus fez?

Ele dedicou-se às práticas espirituais de maneira muito focada e especial. O texto nos mostra que Jesus começou imediatamente um jejum [4]: “E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome” (Mateus 4:2).

Jesus nos ensina que para vencer tentações é preciso estar mais conectado com Deus e com a vontade Dele do que com o mundo e suas distrações.

(2) Esteja atento

A tentação pode vir do lugar que menos se espera. Ao invés de começar a tentar Jesus, talvez com prazeres sexuais ou com as tentações mais comuns em que os homens geralmente caem, o diabo aproveitou-se de algo legítimo para tentar confundir Jesus:

Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mateus 4:3).

Qual o pecado em comer e saciar a fome? Nenhum, poderíamos pensar. Mas Jesus sabia que naquele momento estava em jejum e comer qualquer alimento estaria fora da vontade de Deus para a vida dele, além, é claro, da sugestão do diabo de que deveria fazer sinais para provar que era Filho de Deus, o que, naquele momento, não era algo necessário.

(3) Esteja com a palavra de Deus em seu coração

Apesar do diabo tentar confundir Jesus, Ele tinha a palavra de Deus clara em seu coração. Jesus certamente era um grande estudioso da Palavra do Senhor, buscava sempre meditar nela e memorizá-la [7].

Quando Jesus responde ao diabo, iniciando com “está escrito”, ele evoca todo o poder da palavra de Deus para fortalecer a sua decisão de não cair na tentação: “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4).

Jesus mostra ao diabo que o caminho em que Ele estava seguindo era seguro, era reto e estava firmado nos preceitos do Senhor.

A palavra de Deus sempre nos ajudará a vencermos os ataques do maligno. Em Efésios 6:10-20 a Palavra de Deus é mostrada como sendo parte da armadura de Deus que o cristão deve usar.

(4) Esteja sempre alerta

O diabo não se contentou com apenas uma tentação. Jesus deve ter ficado feliz em resistir à primeira tentação e vencer, porém, o diabo ainda disparou mais duas vezes contra Jesus naquele momento.

O diabo não tem dó de ninguém. Ele vai explorar todas as oportunidades para nos fazer pecar e desagradar a Deus. Tenha isso em mente.

Além disso, Lucas nos relata que ele, mesmo depois de ter perdido para Jesus, ainda não se deu por vencido: “Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno” (Lucas 4:13).

O diabo sempre vai procurar momentos oportunos para nos fazer cair, por isso, é preciso estarmos sempre alertas e firmes em nossos propósitos com Deus. Jesus viveu alerta até a Sua morte na cruz, quando cumpriu plenamente a Sua missão.

Nós também devemos focar em nossa missão e nunca baixar a guarda, pois o diabo com suas tentações sempre aguarda o momento oportuno para nos atingir.