- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

É justo Deus salvar uma pessoa que sempre fez o mal e se arrependeu pouco antes de morrer?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Às vezes fico me questionando se é realmente justo Deus salvar alguém que nunca fez nada de correto nesse mundo, que sempre afrontou a Deus e aí chega ao final de sua vida ela aceita Jesus e é salva. E todas as pessoas que ela prejudicou? E a vida desregrada que ela viveu? Ao mesmo tempo, alguns sempre se dedicaram a vida toda pela obra do Senhor, sofreram e, no final, vão ao mesmo lugar que essa pessoa. Isso me parece meio injusto.

Cara leitora, não é raro questionarmos as formas como Deus faz as coisas que, muitas vezes, em nosso julgamento, nem sempre parecem justas. No caso que você citou, geralmente julgamos a partir da ótica do merecimento, logo, quem fez mais coisas boas deveria ser salvo e quem não fez não deveria. Mas vou pontuar algumas observações bíblicas para entendermos melhor essa questão, já que o nosso entendimento humano é falho:

É justo Deus salvar uma pessoa que sempre fez o mal e se arrependeu pouco antes de morrer? [2]

É justo Deus perdoar e salvar alguém que só fez maldades?

(1) A salvação, segundo é relatada na Bíblia, não depende de obras. Ela acontece por ação e vontade de Deus em nossa vida: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

(2) Outro ponto a observarmos é que na Bíblia somos todos apontados como pecadores, mesmo aqueles que parecem bons demais para serem pecadores: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).

(3) As escolhas de Deus são mostradas na Bíblia como soberanas e justas, mesmo que achemos o contrário. Se Deus resolveu salvar alguém nos últimos minutos de vida (como foi o caso do ladrão crucificado ao lado de Jesus, por exemplo), Ele não está cometendo nenhuma injustiça, mas exercendo a Sua livre justiça e misericórdia de forma soberana: “Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú. Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão” (Romanos 9:13).

(4) Para exemplificar essa questão, Jesus contou uma parábola sobre trabalhadores de uma vinha em Mateus 20:1-16. Nessa parábola conta-se a história do dono de uma vinha que saiu de madrugada de casa para contratar trabalhadores para a colheita das uvas por determinado valor estipulado. Contratou trabalhadores de madrugada e combinou pagar um denário pelo trabalho de um dia. Depois saiu às nove da manhã e contratou mais alguns. Depois saiu ao meio dia e também às três da tarde e também às cinco da tarde e contratou mais alguns. Ao final do dia de trabalho, o dono pagou a todos os que contratou a mesma quantia de um denário. O que aconteceu? Os que foram contratados mais cedo e trabalharam mais se sentiram injustiçados. Achavam que aquele proprietário deveria pagar mais para eles e menos para os que trabalharam menos. Ao que o dono da vinha respondeu: “Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti. Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom?” (Mateust 20:13-15).

(5) Essa parábola de Jesus nos ensina que Deus é soberano e derrama da Sua graça sobre todos da maneira como quer. Não cabe a nós termos inveja de quem, aparentemente, recebeu mais do que nós. Cabe a nós sermos gratos por Deus ter derramado também sobre nós da Sua graça. Olhar para alguém que foi salvo nos últimos instantes de sua vida e dizer que foi injustiça de Deus, é termos um olhar mal sobre um bem que Deus fez. Devemos nos contentar com aquilo que Deus faz por nós e olharmos para as bênçãos na vida de outras pessoas com alegria e satisfação por ver que Deus age bondosamente nessas vidas tanto quanto na nossa.