- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Tenho muita dificuldade para memorizar versículos bíblicos. O que fazer?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu tenho muita dificuldade de memorizar versículos bíblicos. Até mesmo quando estou lendo percebo que algumas horas após ler já esqueço muito do que já li. Como melhorar isso? Gostaria muito de guardar versículos na memória assim como meu pastor, ele lembra de muitos textos. Você pode me dar algumas dicas?

Cara leitora, memorizar versículos bíblicos é algo muito prazeroso, pois sabemos que Deus usa esse conhecimento guardado em nossa mente para nos trazer à memória esperança, força e todo o poder da Palavra Dele aplicada à nossa vida.

Por isso, é muito importante que o crente trabalhe firme para memorizar versículos bíblicos. Mas a maioria das pessoas têm dificuldades de fazer isso.

Por isso, gostaria de pontuar algumas observações sobre o tema que, tenho certeza, ajudará muito aqueles que amam o estudo da Palavra de Deus e estão tendo dificuldades de memorizá-la.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Como memorizar versículos bíblicos com mais facilidade?

(1) Creio que a primeira coisa a ser considerada é que Deus pode operar em nossa vida nos ajudando a ter sucesso em nosso empenho em memorizar a Palavra de Deus. Em Lucas 24:45 vemos algo muito interessante: “Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras”.

Isso nos indica que Deus age sim em nosso favor, nos ajudando a melhorar nossas faculdades mentais a ponto de compreendermos mais a Sua palavra e também nos ajudando a memorizá-la e praticá-la. Precisamos orar por isso todos os dias.

(2) Apesar de Deus nos ajudar, evidentemente, que deve haver um esforço pessoal de cada um na busca por essa bênção, devemos fazer a nossa parte.

Sabemos o quão importante é memorizar e guardar a Palavra de Deus em nossa mente e coração. Devemos estar tão convencidos disso quanto o salmista que declarou: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmos 119:11).

Quando temos em mente que algo é muito importante para nós, costumamos ser mais zelosos por aquilo.

Se eu te desse um cheque de 1 milhão de reais em suas mãos, certamente você iria zelar muito por aquele cheque, cuidando para não o perder e usando-o para abençoar a sua vida e de outras pessoas. Memorizar versículos bíblicos deve ser um grande tesouro para todos nós, devemos zelar por isso em nossa vida.

(3) Mas para fazer a nossa parte, sabemos, deverá haver esforço e conhecimento. Sabemos que a nossa mente é como se fosse um músculo.

Um músculo, para ser forte, precisa ser usado, trabalhado. É muito comum que algumas pessoas desejem ter uma boa memória da noite para o dia. Tentam memorizar alguns textos por alguns dias, mas, logo nas primeiras dificuldades desistem.

Um músculo, quando exercitado depois de muito tempo parado, dói bastante. Os nervos e músculos esticam, fazem movimentos mais vigorosos e diferentes do que estavam acostumados.

Essa dor faz parte do fortalecimento do músculo. Da mesma forma se dá com nossa memória. Começar a exercitá-la vai doer de alguma forma, mas só os que superarem essa dor inicial irão conseguir colher os frutos.

(4) Feitas essas considerações, gostaria de deixar algumas dicas para que você tenha mais sucesso em seu empenho de memorizar versículos bíblicos:

Ore a Deus todos os dias pedindo que te ajude a memorizar e praticar a Palavra de Deus.

Tenha um plano de memorização de versículos. Isso não é difícil de se fazer. Você pode, por exemplo, começar com o plano de memorizar dois versículos por semana.

Escolhe os versos na segunda-feira e trabalha na segunda, terça e quarta para memorizar esse verso. Depois escolhe outro na quinta-feira e trabalha na quinta, sexta e sábado para memorizar esse.

Em um mês você terá memorizado 8 versos. Em um ano 96 versículos. Nada mal, não acha? Pequenas atitudes diárias geram grandes resultados à longo prazo!

Escreva o verso a ser memorizado e leve com você em seu bolso. Todos nós temos várias tarefas a serem feitas todos os dias. Mas podemos usar a nossa mente enquanto fazemos algumas tarefas ou enquanto estamos ociosos.

Saque várias vezes ao dia seu papelzinho com o verso escrito e fortaleça a sua memorização mesmo estando no trabalho, nas escola ou no trânsito.

Ou seja, sempre que tiver uma pequena oportunidade de 1 ou 2 minutos, relembre o versículo. Se ele ainda não estiver em sua mente, peque o papelzinho, leia, e treine repetir o verso dentro da mente algumas vezes! Repita esse processo várias vezes no dia!

Não desanime com as dificuldades. Se não conseguir memorizar tão facilmente nas primeiras semanas, não desanime.

Quando seu cérebro começar a ser treinado, passado esse momento de dificuldade, será cada vez mais fácil memorizar.

Não desista nunca. Tenha seu alvo sempre em mente, tenha suas metas sempre no coração, não aceite a derrota.

– Que tal fazer um curso? Muitas pessoas se empenharam para estudar a melhor forma de memorização e criaram técnicas para facilitar esse processo. Inclusive, há pouco tempo, conheci um curso de memorização que gostei muito e que é voltado para memorização da Bíblia.

Caso queira mesmo avançar em sua memorização, recomendo muito que faça este curso: O link com mais detalhes do curso é este aqui (clique) [4];

Não seja preguiçoso. A preguiça mata muitos sonhos todos os dias. Não deixe que ela mate o seu. Tenha em mente que seus objetivos devem ser maiores do que qualquer obstáculo e você vencerá!