- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que Deus permitiu que homens como Davi e Salomão tivessem várias mulheres?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Hoje ouvimos pregações que nos ensinam que a vontade de Deus para o ser humano na área amorosa é que tenha apenas um companheiro, ou seja, a poligamia seria algo que não agrada a Deus. Isso me confunde um pouco, pois homens como Jacó, Davi e Salomão tiveram várias esposas e não vemos Deus repreendê-los por isso. Por que Deus permitiu que eles tivessem várias esposas se isso era errado?

Cara leitora, textos como este realmente confundem muitas pessoas:

“E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas” (2 Samuel 5:13)

Estaria Deus aprovando tal comportamento? Por que esses homens são chamados de homens de Deus mesmo tendo muitas e muitas mulheres? Essas descrições estariam mostrando que o homem tem a liberdade de ter quantas mulheres quiser?

Hoje gostaria de trazer uma explicação bíblica sobre este tema, a fim de que fique claro como a Bíblia trata essa questão de poligamia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Antigamente Deus permitia aos homens terem várias mulheres, praticando a poligamia?

(1) Muitos se confundem achando que Deus aprovava a poligamia no Antigo Testamento [3]. Isso não é a realidade. Vemos já em Gênesis que Deus estabelece um padrão a ser seguido para o casamento, que é o casamento de um homem com uma mulher (Gênesis 2:24).

“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2:24). Aqui já fica bastante claro que existe uma singularidade na relação, pois ele se une “a sua mulher” e não a mulheres (no plural)

(2) Logo a seguir observamos que o primeiro homem citado como polígamo é o maligno Lameque (Gênesis 4:19), um péssimo exemplo a ser seguido.

“Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, a outra se chamava Zilá” (Gênesis 4:19)

Seguido a isso, observamos que os homens criaram culturas humanas em que aceitavam o casamento com mais de uma esposa, mas, obviamente, pelo machismo daquela sociedade patriarcal, não aceitavam o casamento de uma mulher com vários homens.

Obviamente que isso já indica claramente uma disfunção! Já que sendo homem e mulher idôneos, logo, se houvesse um “libera geral” de Deus, logo, as mulheres também poderiam casar com vários homens!

(3) Porém, contrariamente à cultura criada pelos homens, Deus segue orientando, por exemplo, aos reis que não sejam polígamos:

“Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro” (Deuteronômio 17:17).

Ou seja, dentro do Velho Testamento temos fundamento suficiente para observar a orientação de Deus sobre o tema.

Por isso, está muito claro que a orientação de Deus era objetiva e clara, porém, muitos seguiram o que suas culturas pregavam, rejeitando o ensino de Deus.

E a Bíblia DESCREVE esses fatos [5], sem escondê-los. Não confunda descrição com aprovação de Deus!

(4) Mas a pergunta que intriga a muitos é: por que nos parece que Deus permitiu que homens, Seus servos, tivessem várias esposas e praticassem a poligamia?

Realmente não vemos muitas repreensões de Deus especificamente sobre esse tema. Mas vemos claramente que Deus deixou descritas as consequências que esses atos errados trouxeram.

Por exemplo, fica claro na vida de Salomão que o fato de ter várias esposas foi algo totalmente negativo para sua vida (1 Reis 11:1-4).

Vemos também graves problemas na vida de Abraão por ter aceitado a serva Agar como concubina. Davi também teve sua família totalmente destruída por causa de seu descontrole quando o assunto eram mulheres.

Temos também o exemplo de sofrimento de Jacó por aceitar ter várias esposas. Além das orientações objetivas, esses fatos registrados nos mostram claramente qual é a vontade de Deus quando o assunto é casamento.

(5) Alguns usam o texto de 2 Samuel 12:8 para afirmar que de certa forma Deus aprovava que Davi tivesse mais de uma esposa. Vejamos o texto:

“dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas” (2 Samuel 12:8).

Numa primeira olhada nos parece que Deus estaria afirmando que, além das mulheres que Davi já tinha, se Davi quisesse Deus lhe daria mais.

No entanto, essa interpretação não se harmoniza com o contexto mais amplo da Bíblia, onde já demonstrei que Deus não aprovava a poligamia.

O que temos nesse texto é uma figura de linguagem chamada ironia. Deus lembra a Davi tudo que recebeu como uma espécie de herança após a morte do então rei Saul.

Deus é irônico com Davi, questionando a falta de um coração grato dele, que buscou insaciavelmente muito mais do que tinha, que já era muito, cometendo pecados.

(6) Ainda temos de lembrar que sob a ótica do Novo Testamento, o casamento monogâmico fica bastante claro!

Jesus, falando sobre divórcio, relembra o principio base de Gênesis na instituição do casamento, quando diz: “e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?” (Mateus 19:5)

Paulo também usou esse mesmo princípio ao explicar sobre casamento: “Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne” (Efésios 5:31)

Ainda temos uma exigência feita para a escolha de presbíteros e diáconos, que exige esse padrão monogâmico: “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar” (1 Timóteo 3:2)

Sendo os líderes padrão do rebanho de Deus, logo, essa exigência é uma exigência para o povo de Deus como um todo, um padrão a ser seguido!

(7) Dessa forma, afirmar que pelo fato de não termos um “puxão de orelha” mais veemente de Deus sobre a poligamia registrado na Bíblia, não é base sólida para afirmarmos que Deus aprovava tais práticas, já que a Bíblia não traz cem por cento de todos os relatos de tudo que acontecia na vida dessas pessoas e te tudo que Deus tratou com elas.