- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Adão teve outra esposa antes de Eva e ela se chamada Lilith?

Você Pergunta: Gostaria de saber onde encontro na Bíblia sobre Lilith, a primeira mulher de Adão. Alguns amigos me disseram que antes de criar Eva Deus criou Lilith, mas ela não aceitou ser submissa a Adão e fugiu. Isso é verdade? Adão teve outra esposa antes de Eva? Onde encontro essas respostas?

Caro leitor, vamos analisar essa questão biblicamente. Existe muito folclore em torno dessa tal de Lilith, que seria a primeira esposa de Adão. A maioria do que se fala não corresponde à verdade bíblica. Vejamos:

Adão teve outra esposa que se chamada Lilith? [1]

Lilith foi a primeira esposa de Adão?

(1) Os que defendem que Lilith foi a primeira esposa de Adão se baseiam no texto de Gênesis 2:23: “E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada”. Segundo eles, o fato de Adão ter dito que “esta, afinal, é osso dos meus ossos” significaria que antes da criação de Eva existia outra esposa que não lhe era idônea, que lhe havia decepcionado de alguma forma. Segundo alguns, Lilith teria sido criada antes de Eva, mas não aceitou ser submissa [2] ao homem e fugiu. Deus, então, mandou três anjos para trazê-la de volta, mas ela não quis voltar, o que motivou Adão a pedir outra esposa a Deus, que fez, então, Eva, no capítulo 2 de Gênesis.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [3]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [4]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [5]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [6]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [7]
- Outros Materiais (Comece aqui) [8]

(2) No entanto, uma análise bem simples nos mostra que no contexto Adão estava dando nome aos animais (Gênesis 2:20) e ao se deparar com a criação da mulher, obviamente, nota que ela era como ele e não como os animais que acabara de nomear. Essa é uma conclusão óbvia de Adão ao comparar os animais e seus pares a Ele e a Eva que acabara de ser criada por Deus. Ela sim era como ele. Não encontramos qualquer menção em Gênesis de que Adão teve uma esposa antes de Eva e que fugiu dele por não querer ser submissa. Não haveria qualquer motivo plausível para Moisés omitir esse fato tão importante da narrativa de Gênesis.

(3) Outro fato que fica sem resposta é a narrativa de Gênesis não mencionar em nenhum momento o nome de Lilith e nem como ela teria sido criada por Deus. Essa história mencionando Lilith aparece principalmente em livros apócrifos (que não são reconhecidos como inspirados por Deus) e também no folclore popular hebreu medieval, mas carece de canonicidade e veracidade.

(4) Em Isaías 34:14 temos o uso da palavra hebraica “liyliyth”, neste texto: “As feras do deserto se encontrarão com as hienas, e os sátiros clamarão uns para os outros; fantasmas ali pousarão e acharão para si lugar de repouso”. Algumas traduções traduzem “liyliyth” como “animais noturnos”, também por “criaturas noturnas” e até “fantasmas”. Não há nenhuma evidência de que o texto esteja falando sobre uma outra esposa de Adão além da Eva e que se chamava Lilith. O léxico hebraico de Strong diz o seguinte sobre a palavra hebraica “liyliyth”: “nome de uma deusa conhecida como o demônio da noite que assombra os lugares desolados de Edom. Poderia ser um animal noturno que habitava lugares desolados”. A palavra “liyliyth” no hebraico aplicada em Isaías aponta para um animal noturno e se harmoniza muito bem com o contexto de Isaías, pois ele está citando ali animais e não pessoas.

(5) Sendo assim, concluo que não existe qualquer base bíblica minimamente plausível que possa indicar que Adão teve outra esposa antes de Eva e que ela se chamava Lilith.