- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Jogar na loteria é pecado mesmo que seja com boa intenção?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Já vi muitos cristãos condenarem as pessoas que jogam na mega-sena e em outros jogos, dizendo que é pecado e que a Bíblia condena jogos. Eu, pessoalmente, nunca vi nada na Bíblia que diga que jogar na loteria é pecado. O que você pode me dizer sobre isso? Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Jogar na loteria é pecado segundo a Bíblia? E se for, por que seria pecado, qual o erro que tem uma pessoa jugar na mega-sena da virada, por exemplo, para melhorar sua condição de vida e ajudar o próximo?

Cara leitora, esse assunto realmente traz muitas dúvidas na mente de muitas pessoas. Gostaria de expor aqui a minha opinião sobre o assunto. Não pretendo fechar o tema, motivo pelo qual os comentários deste estudo ficarão abertos para que todos possam opinar.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Jogar na loteria é pecado?

(1) Em minha avaliação bíblica sobre o assunto, creio que jogar na loteria é pecado por pelo menos três motivos que irei expor a seguir:

Em primeiro lugar, o jogo de loteria é um sistema baseado na injustiça. Ou seja, temos milhares de apostadores que perdem para um ou apenas alguns ganharem.

A Bíblia nos orienta a não participarmos de injustiças, pois colheremos males: “O que semeia a injustiça segará males; e a vara da sua indignação falhará” (Provérbios 22:8).

A Bíblia ainda nos ensina que não devemos colocar coisas injustas na nossa vida de modo algum:

“Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará” (Salmos 101:3)

Jogar na loteria não convém, pois participamos de forma objetiva de um sistema injusto, tentando levar alguma vantagem dele.

(2) O segundo motivo são as motivações que levam as pessoas a jogar. Algumas apresentam muitos e muitos planos cheios de boas intenções caso ganhem o prêmio, mas sabemos que a motivação maior é o enriquecimento rápido e sem trabalho, além, é claro, de colocar sua esperança no jogo.

Dentre as motivações erradas que mais vemos em quem coloca a sua esperança nas loterias é a avareza, o egoísmo, o desejo de ganhar sem trabalhar, e outros muitos desejos pecaminosos que não cabem na vida de um servo de Deus.

Jesus deu uma ordem que cabe muito bem aqui: “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15).

Jogar na loteria não convém porque, quase sempre, é motivada por desejos pecaminosos que não agradam a Deus e não estão de acordo com a vontade Dele.

(3) O terceiro e último motivo é que a Bíblia ensina que o homem abençoado, aquele que é feliz, é aquele que tem a sua esperança em Deus, andando nos caminhos Dele, e tem o seu sustento como fruto de seu trabalho e esforço:

“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem” (Salmos 128:1-2).

Dinheiro fácil, loterias e outros atalhos para o enriquecimento, são caminhos perigosos para o servo de Deus e, geralmente, são caminhos que não correspondem ao que Deus preparou para nós.

Jogar na loteria é pecado, pois não traz ao ganhador um dinheiro que seja fruto de seu trabalho e esforço, mas de uma esperança pautada na facilidade e, como vimos, muitas vezes, também em motivações muito erradas e em um sistema que usa de injustiças para gerar o prêmio.

Esses três motivos são suficientes para que eu me afaste desse tipo de jogo e paute o meu crescimento financeiro e profissional no trabalho, na disciplina, no empenho, no mérito e em outras virtudes que a palavra de Deus ensina. Por isso, creio que jogar na loteria é pecado e todo cristão deva se afastar desse tipo de jogo.

Algumas objeções dos que gostam de loterias

Eu vou jogar para doar o dinheiro: Geralmente essa desculpa é para esconder a consciência pesada. Se a pessoa não é um doador, mesmo de pequenas quantias, não será de grandes quantias!

Eu vou jogar para melhorar de vida: Melhorar de vida não é uma “injeção mágica” de dinheiro. Não são poucos os que ganham e perdem tudo em pouco tempo! Melhorar de vida exige trabalho, aprendizado, amadurecimento. Coisas que o jogo não proporciona!

Eu vou jogar e dar uma parte para a igreja: Deus não precisa de um “salvador da pátria” em Sua obra. É na soma de todos os servos de Deus que a obra é realizada! Dinheiro com origem em jogos não deve ser aceito pela igreja!

Veja mais perguntas como essa respondidas em nosso Manual Bíblico, clique aqui [4]