- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Jogar na loteria é pecado mesmo que seja com boa intenção?

Você pergunta: Já vi muitos cristãos condenarem as pessoas que jogam na mega-sena e em outros jogos, dizendo que é pecado e que a Bíblia condena jogos. Eu, pessoalmente, nunca vi nada na Bíblia que diga que jogar na loteria é pecado. O que você pode me dizer sobre isso? Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Jogar na loteria é pecado segundo a Bíblia? E se for, por que seria pecado, qual o erro que tem uma pessoa jugar na mega-sena da virada, por exemplo, para melhorar sua condição de vida e ajudar o próximo?

Cara leitora, esse assunto realmente traz muitas dúvidas na mente de muitas pessoas. Gostaria de expor aqui a minha opinião sobre o assunto. Não pretendo fechar o tema, motivo pelo qual os comentários deste estudo ficarão abertos para que todos possam opinar.

Jogar na loteria é pecado mesmo que seja com boa intenção? [1]

Jogar na loteria é pecado?

(1) Em minha avaliação bíblica sobre o assunto, creio que jogar na loteria é pecado por pelo menos três motivos que irei expor a seguir: Em primeiro lugar, o jogo de loteria é um sistema baseado na injustiça. Ou seja, temos milhares de apostadores que perdem para um ou apenas alguns ganharem. A Bíblia nos orienta a não participarmos de injustiças, pois colheremos males: “O que semeia a injustiça segará males; e a vara da sua indignação falhará” (Provérbios 22:8). Jogar na loteria é pecado, pois participamos de forma objetiva de um sistema injusto, tentando levar alguma vantagem dele.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

(2) O segundo motivo são as motivações que levam as pessoas a jogar. Algumas apresentam muitos e muitos planos cheios de boas intenções caso ganhem o prêmio, mas sabemos que a motivação maior é o enriquecimento rápido e sem trabalho, além, é claro, de colocar sua esperança no jogo. Dentre as motivações erradas que mais vemos em quem coloca a sua esperança nas loterias é a avareza, o egoísmo, o desejo de ganhar sem trabalhar, e outros muitos desejos pecaminosos que não cabem na vida de um servo de Deus. Jesus deu uma ordem que cabe muito bem aqui: “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15). Jogar na loteria é pecado porque, quase sempre, é motivada por desejos pecaminosos que não agradam a Deus e não estão de acordo com a vontade Dele.

(3) O terceiro e último motivo é que a Bíblia ensina que o homem abençoado, aquele que é feliz, é aquele que tem a sua esperança em Deus, andando nos caminhos Dele, e tem o seu sustento como fruto de seu trabalho e esforço: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem” (Salmos 128:1-2). Dinheiro fácil, loterias e outros atalhos para o enriquecimento, são caminhos perigosos para o servo de Deus e, geralmente, são caminhos que não correspondem ao que Deus preparou para nós. Jogar na loteria é pecado, pois não traz ao ganhador um dinheiro que seja fruto de seu trabalho e esforço, mas de uma esperança pautada na facilidade e, como vimos, muitas vezes, também em motivações muito erradas e em um sistema que usa de injustiças para gerar o prêmio.

Esses três motivos são suficientes para que eu me afaste desse tipo de jogo e paute o meu crescimento financeiro e profissional no trabalho, na disciplina, no empenho, no mérito e em outras virtudes que a palavra de Deus ensina. Por isso, creio que jogar na loteria é pecado e todo cristão deva se afastar desse tipo de jogo.

Veja mais perguntas como essa respondidas em nosso Manual Bíblico, clique aqui [8]