- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Como vencer o pecado se eu gosto dele?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Parece algo meio maluco, mas ao mesmo tempo eu odeio e amo o pecado. Antes de pecar parece que esqueço toda a dor que sinto após ter pecado e desagradado a Deus. Parece que o prazer que o pecado me proporciona me faz ficar cego. É tão gostoso que no momento que eu o prático eu o amo, mas depois me vem no coração um ódio terrível por aquele pecado que cometi e por mim mesmo. Como vencer isso e resolver essa situação em minha vida?

Caro leitor, apesar de você achar essa situação que você descreveu como meio “maluca”, saiba que isso é mais comum do que você imagina.

Aliás, na própria Bíblia, o apóstolo Paulo falou algo sobre isso, quando declarou: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto” (Romanos 7:15).

Dessa forma, creio que vale a pena refletirmos um pouco sobre algumas verdades bíblicas sobre o pecado [2] e nossa relação com ele, a fim de compreender melhor a nossa situação e lutar com as armas certas contra isso.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Como vencer o pecado?

(1) O pecado tem uma característica muito poderosa que o faz ser muito eficaz para derrubar o ser humano, mesmo aqueles que têm Deus: Ele atua fortemente dando certos prazeres aos sentidos humanos. O prazer, sabemos, é algo que faz parte da vida humana.

Temos prazer em comer, em beber, em se relacionar com outros, em realizar coisas, etc. No entanto, o pecado perverte os prazeres legítimos que Deus nos deu, e os deformam para que virem prazeres pecaminosos.

Por exemplo, Deus criou o sexo para ser exercido dentro do casamento de forma saudável. O pecado usa o sexo indiscriminado para fazer as pessoas pecarem. Esse é o “amor” que o pecado quer que tenhamos para com ele. É uma atração que ele gera para trazer as pessoas para sua arapuca:

“Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1:15).

(2) Mas por que caímos nas armadilhas do pecado mesmo sabendo que são armadilhas? Essa era a pergunta do apóstolo Paulo. Ele buscava entender esse comportamento maluco.

Mais à frente ele ensina que “a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si” (Gálatas 5:17).

Na realidade existe uma batalha acontecendo na vida de cada pessoa. Aqueles que não amam a Deus já vivem totalmente na carne, mas aqueles que professam Jesus como Senhor de suas vidas, travam agora uma batalha, a batalha da carne contra o Espírito.

É a batalha do pecado que quer atuar em nossa vida, contra o Espírito, que deseja que sejamos santos. Daí aquele sentimento de grande dor e ódio do pecado quando pecamos, quando permitimos que a carne vença.

(3) A solução para essa questão? A solução passa por aquela velha história do lobo bom e do lobo mau, onde um discípulo diz a seu mestre que tem dentro dele um lobo bom e um logo mau.

O mestre, sábio, mostra ao discípulo que aquele que ele mais alimentasse seria o que prevaleceria. Paulo ensina algo parecido:

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gálatas 5:16).

Não existe mágica nessa guerra. Quando andamos no Espírito, isto é, quando temos comunhão com Deus e estamos focados nos caminhos do Senhor, ganhamos uma capacidade de dizer não ao pecado, ainda que ele seja atrativo.

A distância de Deus provoca o efeito contrário, o pecado se torna algo que desejamos mais do que Deus, aí ele nos atrai e nos devora como um inimigo implacável.

(4) Apesar de muitos se sentirem dominados pelo pecado em alguns momentos, até mesmo achando que não conseguem vencê-lo, a Palavra do Senhor é clara sobre a capacidade que Deus nos deu de vencermos o pecado, pois ele nunca é maior que as nossas forças.

Ele só é maior quando abrimos mão da resistência que devemos exercer diante dele:

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (1 Coríntios 10:13).

Leia também: Sempre caio no mesmo tipo de pecado. Como vencer isso? [5]