- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Meu coração é duro demais, não consigo perdoar!

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Desde muito pequena eu tenho um coração meio duro. Não levo desaforo para casa e não gosto muito de perdoar as pessoas que fazem algo de ruim para mim. Mas tenho sido muito tocada por Deus em meu coração e estou travando uma grande luta nessa área. Eu quero perdoar as pessoas, mas não consigo. Parece algo mais forte do que eu. O que será isso? O que devo fazer? Tenho adoecido por causa de não perdoar as pessoas, me sentindo atordoada.

Cara leitora, quando falamos de perdoar lembro-me de uma frase que ouvi, mas da qual não me recordo o autor, que dizia que “perdoar é fácil até o momento em que temos que perdoar”. Perdoar as ofensas talvez esteja entre as coisas mais difíceis para o ser humano colocar em prática. Mas é possível, desde que observemos o que a Bíblia nos ensina sobre o assunto e tomemos atitudes concretas a respeito disso.

Meu coração é duro demais, não consigo perdoar! [2]

Como conseguir perdoar?

(1) Em primeiro lugar é preciso entender que quando não perdoamos as pessoas, atraímos para nós coisas nada boas. A Bíblia diz que quando não perdoamos também não somos perdoados por Deus (Marcos 11:26). Também diz que devemos perdoar até setenta vezes sete (Mateus 18:21). E ainda a Bíblia diz que as nossas orações a Deus ficam prejudicadas quando não perdoamos, de forma que Deus não nos ouve devido o nosso pecado de não perdoar (Isaías 59:2). Fora esses aspectos negativos, sabemos que não perdoar acaba por trazer a nós prejuízos psicológicos como esses que você está sentindo, leitora.

(2) Muitas pessoas afirmam que não conseguem perdoar. Isso porque não entendem corretamente a natureza do perdão, de como ele funciona na realidade. Perdoar nada tem a ver com concordar com o que a outra pessoa fez e nem significa que haverá um esquecimento do fato sofrido ou mesmo que aquele que perdoa deverá ter alguma relação mais próxima com aquele que o feriu. Esses entendimentos são incorretos e levam muitos a não perdoar.

(3) Perdoar está mais ligado a atitudes do que a sentimentos. Quem perdoa, na realidade, deixa de atribuir culpa a quem lhe feriu e é capaz de “liberar” essa pessoa da condenação que seu coração impunha a ela. Um grande exemplo disso foi quando Jesus perdoou aqueles que o crucificaram: ”Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Evidentemente, Jesus, sendo justo, sabia do crime daquelas pessoas, mas escolheu deixá-las nas mãos de Deus, perdoando-as daquilo que haviam feito a Ele. Isso é perdoar, isso é passar por cima dos sentimentos de ira, raiva, desejo de vingança e agir conforme Deus deseja. Evidentemente não esquecemos o que nos foi feito, mas, quando perdoamos, aquela ofensa não nos causa mais mal.

(4) Por mais que um coração seja duro para perdoar, ele tem essa capacidade quando a razão toma as rédeas da situação e age sobre a emoção. Desse ato se origina a decisão de perdoar, de libertar aquela pessoa, de colocá-la nas mãos de Deus, o justo juiz. Isso traz paz ao coração, traz tranquilidade e alivia os sentimentos, apesar de ser algo difícil de fazer.

(5) Dessa forma, não perdoar alguém não é algo mais forte do que nós. Nós temos essa capacidade, mas apenas quando colocamos os nossos sentimentos sob o domínio de nossa razão e escolhemos fazer aquilo que é o certo, ainda que não sintamos o desejo de fazer.