- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O pão e o vinho da Ceia do Senhor se transforma no corpo e sangue de Cristo?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Sou evangélica há pouco mais de um ano e numa conversa com uma amiga católica a respeito da ceia do Senhor, ela me disse que eles creem que na santa ceia a hóstia se transforma no próprio corpo e sangue de Jesus. Achei isso meio confuso. O que a Bíblia diz sobre essa questão?

Cara leitora, realmente a doutrina católica prega que no momento da ceia o Senhor [2] Jesus se faz presente na transformação da hóstia consagrada que eles usam. Essa doutrina que eles pregam se chama transubstanciação, que significa que a hóstia se transforma de forma real no corpo real de Jesus Cristo [3]. Para tal eles utilizam o texto de Lucas 22:19, que diz: “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim”. O fato de Jesus ter dito que aquele pão era o Seu corpo, para eles indica que qualquer outro pão que for usado na mesma cerimônia ordenada por Jesus também será o próprio corpo de Jesus. Mas será que isso é realmente o que a Bíblia ensina. Vejamos algumas objeções para essa doutrina da transubstanciação:

transubstanciacao-o-pao-e-o-vinho-se-transformam-no-corpo-real-de-cristo [4]

O pão e o vinho se transformam no corpo real de Jesus Cristo na ceia do Senhor?

(1) Qual foi a intenção de Jesus ao dizer que aquele pão era o seu corpo? Certamente não foi a de ser literal. Em outras passagens bíblicas vemos Jesus usando figuras de linguagem para exemplificar Seus ensinos. Ele disse que ele era a porta (João 10:9) e nem por isso achamos que Jesus é uma porta. Ele disse que era uma videira (João 15:1) e nem por isso achamos que Jesus é uma arvore. Ele disse que era a luz (João 8:12) e nem por isso achamos que Jesus é uma lâmpada ou outra fonte de luz. Mensagens figuradas eram muito usadas por Jesus para transmitir de forma mais veemente algum ensino. A palavra de Jesus sobre o pão e o vinho fazem parte desse acervo de figuras de linguagem usadas por Jesus.

(2) As boas regras de interpretação nos ensinam a considerar o que o texto significava para quem ele foi dito. Jesus estava perante Seus discípulos segurando um pão. Então, Jesus, olha para o pão e diz: “Isto é o meu corpo” (Lucas 22:19). Não temos elementos palpáveis para crer que os apóstolos tenham compreendido que Jesus estivesse segurando em Suas mãos o Seu próprio corpo que teria uma aparência de um pão, o cheiro de um pão, o sabor de um pão, mas que, consagrado, seria Sua própria carne real. Confuso isso, não? O fato é que Jesus estava deixando um memorial, algo que deveria ser repetido pelos Seus discípulos: “fazei isto em memória de mim” (Lucas 22:19). Isso fica bastante claro no texto.

(3) Não existe qualquer menção do entendimento de que pão e vinho se transformem no próprio corpo e sangue de Cristo em outros textos bíblicos que falam sobre a ceia do Senhor. Inclusive, no texto mais detalhado depois do de Lucas, o apóstolo Paulo deixa claro o principal aspecto da ceia do Senhor, que é anunciar o sacrífico feito por Cristo: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (1 Coríntios 11:26). Essa fala de Paulo confirma o entendimento da intenção de Jesus ao instituir a ceia como uma lembrança e uma pregação sobre tudo aquilo que ele fez mais tarde na cruz do calvário. Portanto, a transubstanciação não se harmoniza com a prática da ceia ensina por Jesus e pelos discípulos.