- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Sou cristã e o médico me indicou fazer acupuntura. Posso fazer?

Você Pergunta: Estou passando por um problema de saúde já há alguns anos. O último médico que consultei me indicou fazer acupuntura para tentar reverter o meu quadro, já que os remédios não têm sido muito eficientes. Minha dúvida sobre isso é porque sei que a acupuntura é algo que veio lá do oriente e que tem muitos elementos das religiões de lá, principalmente o budismo, coisas essas que nós cristãos não aceitamos.

Cara leitora, a acupuntura realmente nasceu lá para os lados do oriente, mais precisamente na China. Lá ela é largamente utilizada pela medicina tradicional chinesa como um método de tratamento complementar na cura de vários tipos de doenças. Esse tipo de tratamento chegou ao Brasil no século XX, trazido pelos imigrantes japoneses e logo começou também a ser adotado como um tratamento complementar. No começo não era muito aceito, porém, os resultados eram evidentes, o que fez os conselhos federais de saúde avaliarem os resultados dos tratamentos. Em 1995 o conselho Federal de Medicina reconheceu a acupuntura como especialidade médica. Dito isto, quero fazer algumas considerações:

Cristão pode fazer acupuntura? [1]

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

O cristão pode fazer acupuntura?

(1) Apesar da acupuntura ter elementos ligados as religiões orientais, esses elementos não são usados nas práticas de acupuntura como tratamento médico com o objetivo de prestação de culto religioso. Os elementos usados são aqueles necessários ao tratamento. Isso significa que quando você vai realizar acupuntura em algum local, você não está indo participar de um culto a alguma divindade das religiões orientais, mas sim realizar um tratamento médico como qualquer outro e que tem reconhecimento científico na ajuda à recuperação de várias doenças.

(2) Se o profissional que realiza a acupuntura faz algum culto pessoal usando os elementos das religiões orientais, isso não cabe a ninguém julgar. Cada pessoa é livre para exercer a sua religião. O fato é que a religião de alguém que nos presta algum serviço não é um fator impeditivo para o cristão realizar aquele serviço. Eu posso, por exemplo, ir a um dentista que é satanista e nem por isso serei um satanista. Ali está um profissional me prestando um serviço (e, diga-se de passagem, existem excelentes profissionais prestando serviços nas mais diversas áreas e das mais diversas religiões). Naquele momento a relação é de prestação de um serviço específico. Nesse caso, as opções religiosas de terceiros não têm qualquer poder para impedir um cristão de realizar um tratamento.

(3) Assim, creio ser totalmente licito um cristão utilizar mais essa opção de tratamento que nos foi dada pela sabedoria e graça de Deus através do trabalho milenar prestado pela cultura oriental. Não existe qualquer verso da Bíblia que possa impedir a prática da acupuntura como tratamento de saúde.