- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

27 formas de ser feliz segundo a Bíblia

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Existe uma expressão na Bíblia muito fascinante. Ela geralmente é traduzida por “bem-aventurado” no português e significa “feliz”.

Porém, é uma palavra que aponta para uma felicidade duradoura, rica, não passageira. Uma felicidade muito maior do que a nossa sociedade hoje acha que é ser feliz.

É justamente esse tipo de felicidade que Deus oferece e que o mundo tenta oferecer, mas não consegue, pois é uma felicidade plena que se origina no próprio Deus.

Então, aproveite, são pelo menos 27 formas de ser feliz que eu e você podemos colocar em prática hoje mesmo!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

1) Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina (Jó 5:17)

Ser corrigido pelo Pai é muito melhor do que ser corrigido pelo mundo ou pelo mal (que nunca, na verdade, quer nos corrigir para o nosso crescimento). A felicidade está em saber que Deus sabe o que é certo e corrige a quem ama.

2) Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1)

O mundo nos oferece muitos caminhos. E vários desses são apresentados como bons caminhos, caminhos que trazem felicidade. Mas o único caminho de felicidade plena é não andar no mesmo caminho dos pecadores. Quem consegue passar longe desses caminhos será feliz.

3) Bem-aventurados todos os que nele se refugiam. (Salmos 2:12)

Todos nós precisamos de um refúgio. Um lugar onde possamos nos abrigar com segurança dos perigos da vida. Aquele que se abriga em Deus é mais feliz do que aquele que procura abrigo em outras coisas que fingem que oferecem uma proteção eficaz e verdadeira.

4) Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto (Salmos 32:1)

Todos pecamos. Não há um único ser humano que consiga viver sem pecar. Os infelizes sofrem pelo peso que seus pecados impõem sobre eles. Os felizes se arrependem, são perdoados por Deus e podem voltar a sorrir sem esse peso nas costas.

5) Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo (Salmos 32:2)

Apesar de sermos pecadores não precisamos viver na prática do pecado. O pecado deve ser como um acidente de percurso que buscamos com diligência que não aconteça. Quem age dessa forma recebe de Deus uma alegria grandiosa.

6) Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança (Salmos 40:4)

Podemos confiar em muitas coisas. Confiar é ter fé em algo ou alguém. A pessoa feliz deposita sua fé na pessoa certa, ou seja, em Deus. Essa confiança traz alegria, pois Deus não pode falhar.

7) Bem-aventurado o que acode ao necessitado (Salmos 41:1)

Deus não nos criou para viermos como uma ilha. Temos semelhantes à nossa volta que estão em condições, muitas vezes, piores do que as nossas. Ajudar o próximo, acudi-lo em sua necessidade é trazer alegria para a vida. Dar é melhor do que receber, pois quem dá é porque tem o que oferecer.

8) Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente (Salmos 84:4)

No Antigo Testamento o templo era chamado de casa de Deus. Era o lugar onde estava a presença de Deus e onde o povo ia para cultuá-Lo. Apesar de Deus estar em todos os lugares, sabemos que a principal casa do Senhor é o nosso coração. Nutrir a presença de Deus em nós é alegria certa, é louvor nos lábios.

9) Bem-aventurado o homem cuja força está em ti (Salmos 84:5)

Precisamos de força para realizar nossos planos. Precisamos de força para viver. A primeira coisa que alguém que está doente relata é a perda de suas forças, de seu ânimo, de sua alegria. Buscar a nossa força em Deus é garantia de que estaremos fortes mesmo em meio as nossas fraquezas.

10) Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes (Salmos 94:12)

Deus é chamado na Bíblia de Pai. Uma das funções mais elementares de um pai é repreender comportamentos errados de um filho. Como filhos, nem sempre ficamos alegres quando somos repreendidos. Mas aquele que entende a repreensão de Deus é feliz.

11) Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo (Salmos 106:3)

Agir com verdade e justiça são marcas do verdadeiro filho de Deus. Quem se baseia nelas é mais feliz, pois age semelhantemente ao próprio Deus.

12) Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR (Salmos 112:1)

O temor do Senhor é a ponte que nos leva ao caminho da sabedoria. E, sabemos, a sabedoria é mais valiosa do que qualquer coisa. Por isso, quem teme a Deus experimenta uma alegria especial.

13) Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho (Salmos 119:1)

Irrepreensível é aquele que vive uma vida reta, com atitudes louváveis. Quem consegue viver dia a dia fazendo boas escolhas, escolhas que agradam a Deus, será uma pessoa muito mais feliz que as outras.

14) Bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR! (Salmos 144:15)

O mundo diz que todos os caminhos levam a Deus. Deus diz que apenas um caminho leva a Ele. Quando fazemos de Deus o nosso único Deus e seguimos a Sua vontade andamos no verdadeiro caminho da alegria.

15) Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio (Salmos 146:5)

Quem não precisa de ajuda em alguma coisa? É muito bom quando somos ajudados por alguém que fortalece a nossa força e nos torna capazes de crescer. Ter Deus como nosso auxílio é andar no caminho certo da vitória e da felicidade.

16) Bem-aventurados os humildes de espírito (Mateus 5:3)

Humilde é aquele que reconhece que não é autossuficiente. Deus resiste àqueles que são soberbos e orgulhosos e a felicidade deles é passageira e momentânea, pois não é firmada em Deus. Já aqueles que se colocam diante de Deus em posição de humildade recebem de Deus grandes alegrias.

17) Bem-aventurados os que choram (Mateus 5:4)

O choro não é contrário à alegria como muitos pensam. O choro em muitas ocasiões é necessário para restaurar a alegria. Como quando, por exemplo, pecamos ou estamos afastados de Deus, ou quando injustiças estão diante de nós. Nessas ocasiões é necessário chorar para que a alegria seja renovada.

18) Bem-aventurados os mansos (Mateus 5:5)

Mansidão é a capacidade de agir com delicadeza, com amor, com carinho. Enquanto alguns queriam apedrejar uma mulher pega em adultério, Jesus foi manso e transformou a vida dela. Quem é manso transforma vidas ao seu redor e recebe muita alegria pelo que dá as pessoas.

19) Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça (Mateus 5:6)

Não existe felicidade duradoura na injustiça. Ver a justiça sendo erguida é motivo de alegria. Procurar que essa justiça seja feita em todas as ocasiões que dependam de nós é uma alegria para o coração do que é justo.

20) Bem-aventurados os misericordiosos (Mateus 5:7)

Vivemos em um tempo de muitos corações maus e vingativos. A misericórdia, que nos faz ter atos de bondade sem esperar nada em troca, é um poderoso combustível que produz alegria, pois os misericordiosos podem ver o poder que ela exerce em nós e através de nós nos outros.

21) Bem-aventurados os limpos de coração (Mateus 5:8)

Estamos em meio a sociedade da malícia. É cada vez mais difícil encontrar pessoas que tenham pureza em seus corações. Fingir ser puro não é o mesmo que ter um coração puro. Deus sonda os corações e conhece a verdade de cada coração. Um coração limpo é a casa onde Deus habita e de onde brota todo tipo de alegria vinda Dele.

22) Bem-aventurados os pacificadores (Mateus 5:9)

As guerras acontecem por muitos motivos. E a maioria desses motivos tem a ver com o egoísmo e a falta de amor do ser humano. Enganam-se os que acham que há somente guerras em campos de batalha. Às vezes travamos guerras na família, no trabalho, na escola, na igreja, etc., porque não somos promovedores da paz. Quem promove a paz colhe muito mais alegria do que aqueles que se alegram em ver o circo pegar fogo.

23) Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça (Mateus 5:10)

Ser justo e buscar a justiça é o correto. Mas numa sociedade corrompida às vezes ser justo é ir contra os interesses de muitos. Mas mesmo assim, é feliz aquele que passa por perseguições porque faz o que é correto. Ele tem alegria em estar do lado certo, do lado de Deus.

24) Bem-aventurados os que não viram e creram (João 20:29)

Deus deseja ser crido pela fé. A fé é o elemento capaz de nos transformar de meros incrédulos em grandes servos de Deus. É mais feliz aquele que consegue colocar sua fé em prática e não depende de provas para crer na ação de Deus.

25) Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova (Romanos 14:22)

Fazer boas escolhas na vida é essencial. Aquele que busca com sabedoria fazer escolhas baseadas na palavra de Deus será feliz porque não terá do que se envergonhar das escolhas que faz, pois são escolhas alicerçadas em firmes fundamentos.

26) Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação (Tiago 1:12)

Muitos não conseguem ser felizes em meio às provações. Acham que felicidade e provação não se misturam. Porém, o servo de Deus consegue extrair da provação muito mais do que o sofrimento e, por isso, consegue ser feliz mesmo diante dela.

27) Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor (Apocalipse 14:13)

A maior felicidade de todas é saber que essa vida não é o fim. A morte não acaba com tudo. Aqueles que morrem sem Deus sofrerão sem Deus na eternidade. Aqueles que morrem na presença de Deus, pois creram em Jesus em vida, continuarão a sua felicidade eternamente na presença de Deus! Que alegria saber disso!