- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que são sacramentos e quantos sacramentos existem na Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu vim da igreja católica e lá é ensinado a nós que existem sete sacramentos, sendo (batismo, crisma ou confirmação, eucaristia, reconciliação ou penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio). Agora me tornei evangélico e fiquei meio confuso com esse assunto. Me parece que a igreja evangélica não entende a questão dessa forma e não aceita que existem sete sacramentos que podem ser administrados ao homem. A Bíblia diz mesmo que são sete sacramentos ou são menos?

Caro leitor, fico feliz por me dar a oportunidade de falar um pouco sobre esse assunto. Primeiramente precisamos compreender que existem diferenças entre e teologia católica e a teologia reformada.

Na teologia católica são admitidos sete sacramentos, enquanto a teologia reformada admite apenas dois sacramentos, pois são apenas dois os que foram ordenados por Jesus Cristo [2].

Mas antes de detalharmos mais sobre esses dois sacramentos, vamos relembrar o que significa sacramento.

O que significa sacramentos? Quantos sacramentos existem na Bíblia?

Segundo a Confissão Belga (importante símbolo de fé das igrejas reformadas), sacramentos “são sinais e selos visíveis de uma realidade interna e invisível”.

Isso significa que o sacramento é algo que podemos ver, que foi dado por Deus para nossa bênção, para que nossos sentidos pudessem se beneficiar por algo visível e que mostra uma realidade que já aconteceu em nosso interior.

A igreja reformada admite apenas dois sacramentos, que são o Batismo [3] e a Ceia do Senhor [4], pois foram apenas estes dois ordenados pelo Senhor.

Conforme a definição de sacramentos, entendemos que quando alguém é batizado, temos ali o sinal visível (a água sendo derramada, o simbolismo da purificação da água) como símbolo de uma realidade que já ocorreu na vida da pessoa, que é o lavar regenerador do Espírito Santo [6] (Tito 3:5).

Na Ceia do Senhor se dá da mesma forma. Cristo estabeleceu os elementos visíveis, o pão e o vinho, que tomamos como um memorial do que aconteceu invisivelmente em nossa vida, que foi o crer no sacrífico de Jesus Cristo, que derramou seu corpo e sangue para nos salvar.

É evidente que os sacramentos em si (batismo e ceia do Senhor) não terão efeito positivo se aquele que os recebe não tiver em sua vida essa realidade que esses sacramentos exigem.

Alguém pode chegar a se batizar, enganando os homens, sem que haja em seu coração uma conversão genuína. Porém, nesse caso, o batismo perde todo o significado positivo naquela vida.

A seriedade dos sacramentos é tão grande que Paulo orienta a igreja de Corinto, que estava tomando o sacramento da Santa Ceia de forma incorreta, a avaliar com seriedade o que estava fazendo, pois, tratando o sacramento da forma errada, estava trazendo juízo para si:

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.” (1 Coríntios 11:28-30).

Fora esses dois sacramentos não temos nenhum outro ordenado por Jesus Cristo a ser observado pela sua igreja.