- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Devocionais #19 – Você não precisa levar seus fardos sozinho!

“Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação” (Salmos 68:19)

O dicionário define fardo como “aquilo que pesa, que é difícil de carregar, de suportar”. De fato, temos muitas coisas em nossas vidas que se transformam em fardos. Umas mais leves, outras mais pesadas. Fardos a carregar na família, fardos no trabalho, fardos nos estudos, fardos na vida espiritual, fardos que nascem em nosso próprio interior. O fato é que todos nós carregamos certos fardos que fazem parte da nossa vida. Carregá-los é algo inevitável!

Devocionais #19 - Você não precisa levar seu fardo sozinho! [1]

Você carrega seus fardos sozinho?

O mais interessante é que muitas vezes carregamos esses diversos fardos sozinhos, ou melhor, pensamos que os carregamos sozinhos. Isso porque achamos que é assim que deve ser ou que não existe qualquer ajuda para carregá-los. O salmista passava por um momento desse, quando disse: “Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto?” (Salmos 13:1). Para o salmista estava evidente que ele estava sozinho carregando seus fardos, que até Deus tinha esquecido dele ou que Deus estava se escondendo de lhe ajudar! Felizmente ele muda sua postura a tempo de ver o seu grande engano (Salmos 13:5).

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

No entanto, sabemos que não é bem assim, não estamos carregando nossos fardos sozinhos. O salmista mais equilibrado observa bem os fatos: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo!” (Salmos 68:19). Existe um Deus que leva o nosso fardo! Não estamos levando-o sozinhos. Apesar de muitas vezes sermos enganados pela nossa falta de fé, lá está Deus nos ajudando.

Ele não leva o fardo para nós, pois precisamos aprender a levar os nossos fardos, mas Ele está atento para as nossas necessidades e cuida de nós. Foi isso que Deus disse ao profeta Isaías: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41:10). Deus não é um “fracote” que não tem força para levantar um fardo, antes, é o Todo Poderoso e diz que nos ajudará! Isso não é o suficiente para nos alegrar?

Por isso, não há o que temer diante dos fardos da vida! O que devemos fazer é tirar o nosso foco que frequentemente está no peso dos fardos, nas dificuldades de carregá-los e direcioná-lo ao nosso lado, onde Deus está, nos ajudando dia a dia a carregar os fardos.

O salmista, vendo essa realidade, não tem outra atitude senão a de render graças a Deus e a Sua bondade. Ele chama Deus de bendito, pois conseguiu enxergar claramente a bênção de ter um Deus que se importa, que ama, que não abandona os Seus servos à sua própria sorte. Temos um “Deus conosco”, assim como a Bíblia nos ensina: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1:23).

Sim, Deus está conosco! Aleluia!