- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

A Bíblia diz que a mulher não pode usar roupas parecidas com as dos homens?

Você Pergunta: Li seu artigo que fala a respeito da mulher poder ou não usar esmaltes, adereços, calça jeans [1], etc. Mas me ficou uma dúvida: em Deuteronômio 22:5 diz: “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus”. Como fica nesse caso? Os homens usam calças, então, a mulher está proibida pela Bíblia de usar calças? Vejo muitas igrejas que proíbem as mulheres de usar calças e até outras peças de roupa.

Cara leitora, muito boa a sua observação. Vamos fazer juntos uma avaliação dessa lei descrita na Bíblia e entender se a Bíblia traz uma proibição da mulher usar calças e outras roupas que os homens também usam e vice-versa.

A Bíblia diz que a mulher não pode usar roupas parecidas com as dos homens? [2]

Roupa de mulher e roupa de homem?

(1)  A primeira coisa importante a se observar é o que significa a expressão “roupa de homem” e “veste peculiar a mulher” empregadas no texto. É pouco provável que signifique um tipo específico de roupa, pois, se assim fosse, a Lei deveria descrever com maiores detalhes que roupas eram essas que causavam “abominação” no Senhor, quando homens e mulheres as usavam de forma trocada. Não temos essa informação na Bíblia.

(2) É muito mais provável que o texto esteja falando sobre os papeis do homem e da mulher dentro da criação de Deus. Deus criou homem e mulher com papeis distintos e complementares. Homens querendo ser mulheres e mulheres querendo ser homens não era algo que agradava a Deus, pois era um desvirtuamento dos papeis criados por Ele para cada um.

(3) O foco do texto certamente é algum tipo de “travestismo” onde o homem queria intencionalmente ser uma mulher e a mulher ser um homem e, assim, usavam as vestes como um sinal desse comportamento. Vemos igualmente na lei de Moisés, que relações homossexuais eram chamadas de abominação (Levítico 18:22). Da mesma forma, nesse verso que estamos discutindo, essa troca de “roupas” intencional para se parecer com o sexo oposto, também é chamada de abominação. Talvez um indício de que realmente esse uso de vestes trocadas seja um indicativo de homens que queriam estar no papel de mulher e o contrário também. Essa é a interpretação que me parece mais sensata desse texto bíblico.

(4) Aos que defendem que esse texto proíba, por exemplo, a mulher usar calça jeans, ficam algumas importantes perguntas que não estão no texto bíblico: Quais são as vestes de mulher e quais são as vestes de homem? Quem define o que é uma roupa de homem e o que é uma roupa de mulher? No caso da “polêmica” calça jeans, quem definiu que ela é uma roupa de homem, já que existem cortes específicos para mulheres?

(5) Assim, em minha opinião, fica bem evidente que o texto de Deuteronômio 22:5 não tem a intenção de falar de moda e regular o tipo de veste que homens e mulheres devem usar, mas de orientar que Deus não se agrada da inversão dos papeis sexuais de cada um. É evidente que homens e mulheres devem procurar se portar cada qual em seu papel, avaliando com sabedoria o que deve ou não usar como vestimenta para que esse papel não fique comprometido diante de Deus e dos homens.