- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

5 verdades bíblicas que odiamos sobre o perdão

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Que Deus me perdoe, porém, tem algumas pessoas que não consigo perdoar! Gente tão traíra que só de pensar já me causa nervoso e ira no coração. Presbítero, por que é tão difícil perdoar, confesso que é algo que tem tirado meu sono. Não entendo porque simplesmente não podemos ignorar a pessoa e seguir nossa vida em paz!

Perdão. Grandes dificuldades, brigas, guerras, separações, mágoas, dores acontecem todos os dias pela falta dele. O perdão existe porque todos nós somos falhos. Sem ele dificilmente poderia haver relações humanas saudáveis.

Mas, apesar de ser tão importante, o perdão ainda representa uma grande dificuldade, principalmente para aqueles que tentam moldar o perdão às suas próprias convicções e não àquilo que Deus nos orienta em Sua palavra.

Daí a necessidade de conhecermos essas cinco verdades bíblicas sobre o perdão que certamente nos direcionarão, mas também incomodarão bastante àqueles que tem suas próprias convicções sobre o perdão.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

1-) Perdão não é algo facultativo

É muito comum escolhermos aquilo que perdoamos baseados em nosso julgamento daquilo que é perdoável ou não para nós.

É comum pensarmos, por exemplo, que se alguém errar mais de uma vez conosco então não merece nosso perdão. Ai montamos nossa escala de valores e damos ou não o perdão quando acharmos que devemos.

Mas a verdade bíblica mostra que perdoar não é algo facultativo. É obrigatório. É mandamento. Logo, devemos perdoar e ponto:

“Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.” (Lucas 17:3-4).

2-) Perdão não se apoia apenas em sentimento

É muito bom quando sentimos vontade de perdoar alguém. Mas quase sempre não acontece assim. Se focarmos no que sentimos, geralmente, acharemos em nosso coração ira, raiva, desejo de vingança e outros sentimentos pouco nobres.

Daí a palavra de Deus nos mostrar a grande verdade de que perdoar é fruto da razão e não da emoção. O sentimento pode estar envolvido no perdão, mas não existindo o sentimento favorável ao perdão, a razão deve prevalecer.

Quando Pedro se aproxima de Jesus buscando testar o limite do perdão, Jesus o surpreende:

“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:21-22).

Só conseguimos cumprir a ordem de Jesus baseado no desejo racional de perdoar e agradar a Deus. Se nos basearmos nos sentimentos, perdoar sete vezes já é muito para nós, imagine então setenta vezes sete!

3-) Perdão não pode ser fingido

Fingir que perdoa é um artifício que muitos usam, afinal, facilita muito as coisas. Mas a verdade bíblica que precisamos conhecer é que Deus quer perdão genuíno vindo de nosso coração:

“Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.” (Mateus 18:35).

A parábola que Jesus contou fala de alguém que recebeu um grande perdão, mas quando chegou a sua vez de exercitar o perdão, não perdoou, evidenciando um coração ingrato e egoísta.

Daí Jesus dizer e frisar que devemos perdoar “do íntimo”. Perdão precisa ser algo que ecoa partindo da nossa razão e passa por todo o nosso ser. Isso não significa que as feridas provocadas pelo agressor se curam imediatamente. Significa que a decisão de perdoar deve ser verdadeira.

4-) Perdoar não é esquecer

Muitos não perdoam porque acreditam que o fato de lembrar de todo o acontecimento signifique que não houve o perdão. Se basearmos nossa decisão de perdoar no fato de esquecermos o ocorrido nunca iremos perdoar.

Nosso cérebro grava tudo o que ocorre conosco, e grava de forma ainda mais forte, na memória, fatos que nos marcaram de alguma forma, por exemplo, quando somos “agredidos” por alguém.

Assim, é bem provável que nunca esqueçamos uma ofensa recebida. A grande libertação está em lembrar do fato e não mais imputar ao agressor a culpa.

Quem perdoa lembra do fato, mas lembra também que decidiu dar o perdão. Isso gera paz ao coração.

“Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei” (Jeremias 31:34b).

Interessante notar que na linguagem poética usada nesse texto, Deus diz que não lembrará mais dos pecados daquele povo. Será que Deus pode esquecer de algo? Sabemos que não. O texto nos mostra Deus não mais imputando àqueles pecadores os seus pecados confessados. Mostra Deus perdoando de fato e de verdade! É assim que devemos também agir.

5-) Não perdoar nos coloca numa situação terrível diante de Deus

Apesar de todas as verdades bíblicas sobre o perdão, é comum encontrarmos pessoas que ainda assim decidem não perdoar. Acham muito difícil cumprir as exigências Deus. O grande problema, e falo isso com temor e tremor, é a situação que essa atitude nos coloca diante de Deus. E

ssa talvez seja a mais terrível verdade sobre o perdão: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:14-15).

Sim, Deus não perdoa pessoas que não perdoam. Mas o que isso traz de implicações para nossa vida? Pecados não perdoados em nossa vida nos separam de Deus e prejudicam a nossa comunicação com Ele, trazendo uma grande brecha para atuação do mal em nossa vida:

“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59:2).

Esse é um dos motivos de termos tantas pessoas com doenças emocionais por causa da falta de perdão e distanciamento de Deus. A falta de perdão causa uma ferida espiritual muito grande na vida da pessoa, que tende a piorar com o tempo.

CONCLUSÃO

A conclusão é óbvia! Temos de perdoar. É o melhor caminho a seguir, ainda que seja um caminho difícil. Perdoar é saudável para nosso corpo, mente e espírito. Não perdoar traz doenças físicas, emocionais e espirituais. Perdoar nos mantém mais próximos de Deus e em paz. A escolha é de cada um.