- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Afinal, Judas morreu ao se jogar de um barranco como está em Atos 1.18 ou se enforcou como está em Mateus 27.5?

Você Pergunta: Graça e paz! Nas narrativas bíblicas percebi uma aparente contradição. Em Mateus 27.5 vemos narrado que Judas se enforcou. Já em Atos 1.18 diz que Ele se jogou de um barranco e teve seu corpo partido ao meio. Fiquei meio confusa com as duas informações, pois para mim os dois textos são contraditórios. Como resolver essa contradição nos textos?

Cara leitora, vamos avaliar os dois textos para buscar uma compreensão a respeito do que cada autor quis narrar e assim conseguiremos perceber se houve realmente uma contradição na Bíblia, ou um erro de tradução, ou mesmo uma compreensão que passou despercebido na hora da leitura e interpretação dos textos.

Afinal, Judas morreu ao se jogar de um barranco como está em Atos 1.18 ou se enforcou como está em Mateus 27.5? [1]

(1) No texto de Mateus 27.5, vemos narrado o seguinte: “Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.”. Nesse texto o evangelista foi objetivo naquilo que estava narrando, não detalhando muito os acontecimentos. O foco está no suicídio de Judas e no modo como ocorreu, no caso, por enforcamento. E dentro do contexto o objetivo maior de Mateus era destacar como todo o ocorrido cumpria as profecias do Antigo Testamento.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

(2) No texto de Atos 1.18 temos um adendo do escritor (Lucas) à fala do apóstolo Pedro: “Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram”. Neste adendo, Lucas esclarece que Judas se precipitou (caiu) e, resultante desta queda houve um rompimento de seu corpo, de forma que seus órgãos internos (entranhas) foram expostos. Observe que Lucas narra com mais detalhes o ocorrido.

(3) Observemos que um texto não contradiz o outro. Pelo contrário, os textos parecem se complementar. Mateus foca apenas no ato principal realizado por Judas, em seu suicídio por enforcamento. Já Lucas, avança com mais detalhamento, explicando a tragédia que aconteceu com o corpo de Judas após ele ter se enforcado. Não é de se admirar esse interesse de Lucas em narrar com mais detalhes o que ocorreu com o corpo, já que era médico.

(4) Assim, podemos entender que Judas se enforcou (conforme narrou Mateus) e, de alguma forma, essa corda do enforcamento ou o local onde ela foi amarrada se rompeu, fazendo com que o corpo caísse e, pela violência da queda, sofresse danos graves (conforme narrado por Lucas). Qualquer tentativa de colocar um texto contra o outro cairá por terra, pois não existe contradição nestes escritos.

(5) Porém, algumas questões sobre essa morte permanecem sem explicação: Judas morreu no enforcamento ou na queda posterior? Judas caiu por ter se balançado muito, resultado do desespero do sufocamento, ou por ter usado uma corda frágil, ou mesmo pelo rompimento de um galho de árvore em que poderia ter amarrado a corda? São questões menores que Deus não quis que ficassem registradas sobre esse ato de Judas e suas consequências.