- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que Paulo ordenou que as mulheres ficassem caladas na igreja?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Na carta aos Coríntios, Paulo ordenou que as mulheres ficassem caladas na igreja, e hoje existem muitas mulheres pregando o Evangelho. Queria entender o motivo pra ele dizer que as mulheres deviam ficar caladas. Não foi um pouco de machismo isso? E hoje em dia, as mulheres não podem falar na igreja? As que falam estão pecando?

Cara leitora, um dos textos que realmente causa muita polêmica na Bíblia Sagrada é o texto de 1 Coríntios 14:34, que diz:

“conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina”.

Esse texto é muito mal compreendido e usado por algumas pessoas para afirmar que a Bíblia diminui a mulher e que a mulher não tem possibilidade de se expressar dentro da igreja.

Muitos aproveitadores utilizam este texto, interpretado de forma isolada, para atacar a Bíblia Sagrada como preconceituosa e também muitas mulheres se sentem menosprezadas por não terem o entendimento correto do real significado do que Paulo quis transmitir aqui.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Mulheres não podem falar na igreja, nem pregar, bem evangelizar?

(1) No contexto em que está inserido esse verso, Paulo trata de um culto confuso e desordeiro que está sendo prestado a Deus na igreja de Corinto por causa de um exercício incorreto dos dons (1 Co 14:26-32).

“Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação” (1 Coríntios 14:26).

São vários os problemas ali e Paulo trata os principais, dando ordens para que houvesse ordem e decência no culto para que todos fossem edificados. Ao final das orientação, a conclusão de Paulo é:

“Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (1 Coríntios 14:40)

(2) E é nesse contexto que Paulo parece trabalhar um problema existente ali na igreja de Corinto que envolve algumas mulheres da igreja.

Possivelmente se tratava de alguma intrusão não autorizada de algum grupo de mulheres nos cultos das igrejas e que causava problemas para que esse culto tivesse ordem e decência.

Observe que no verso 35 Paulo estabelece que as mulheres consultem, em casa, seus maridos, o que sugere que interrupções no culto estavam acontecendo, atrapalhando a edificação, assim como também, por exemplo, o uso errado da línguas que Paulo também trata nesse mesmo contexto:

“Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.” (1 Coríntios 14:35).

(3) Paulo não deixa claro, por exemplo, sobre as que são solteiras e que não têm marido para consultar em casa, ou seja, não parecem estar incluídas nesse sermão de Paulo.

Por isso, é bem mais provável que essa palavra seja para algum grupo específico de mulheres que estava causando desordem naquela igreja, e não uma ordem de Paulo que proíbe todas as mulheres em todas as épocas de falar qualquer coisa na igreja.

Colabora com esse pensamento o fato de Paulo ter falado em 1 Coríntios 11:5  que “Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada”.

Observe que nesse texto não existe a proibição da mulher falar. Inclusive relata mulheres que oravam e profetizavam em público.

(4) Ao que parece essas práticas de oração e pregação da palavra eram feitas nos cultos ou em reuniões da igreja, o que incluía a participação das mulheres de alguma forma.

Esse fato fortalece ainda mais a ideia de Paulo estar tratando um problema pontual da igreja de Corinto e de outras que pudessem ter problemas parecidos.

Dentro de todo esse contexto é loucura afirmar que Paulo escreveu aqui uma ordem para que as mulheres não falassem nada, em nenhum momento, de nenhuma forma nas igrejas!

(5) Assim, não há motivo para que as mulheres fiquem ofendidas com tal palavra do apóstolo. As mulheres podem sim ser muito usadas por Deus em diversos ministérios da igreja, inclusive falar na igreja, sem problema algum, claro, da mesma forma que para os homens, que sejam palavras embasadas na Escrituras Sagradas com ordem e decência.

Tanto homens quanto mulheres devem estar debaixo das ordens bíblicas de decência e ordem. Veja, por exemplo, o que Paulo ensinou sobre quem deseja usar outra língua no culto público:

“No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete. Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus” (1 Coríntios 14:27-28)

O princípio que Paulo trata da ordem e decência, da edificação mútua e da fidelidade às Escrituras são diretrizes para todos os cristãos em todos os tempos.

Mulheres e homens que falam o que não devem na igreja, que não têm zelo pelas Escrituras Sagradas, que causam confusão e não edificação no culto, devem ficar calados.