- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa Seio de Abraão? É o purgatório?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Tenho uma amiga de muitos anos, que é católica, apesar de não ser muito praticante, ela gosta de alguns debates de coisas da Bíblia. Essa semana ela me disse que quando a Bíblia fala de seio de Abraão é, na realidade, um outro nome para o purgatório, onde as pessoas vão para purificar-se antes de alcançar o céu. Isso faz algum sentido dentro da Bíblia?

Por serem bem antigas, algumas expressões bíblicas causam muita confusão na mente de muitos cristãos. Uma dessas expressões é o famoso Seio de Abraão. Antes de sabermos o real significado dessa expressão, gostaria de citar algumas confusões que as pessoas fazem pela falta de um estudo mais aprofundado de expressões bíblicas mais complicadas de serem entendidas como essa que mencionei.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

O que significa seio de Abraão?

Há alguns dias ouvi de uma pessoa algo bem interessante sobre essa questão do seio de Abraão. Sabemos que essa expressão é mencionada apenas uma vez na Bíblia, que é em Lucas 16:22: “Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.”.

Nesse contexto Jesus está contando uma parábola [3] sobre o rico e Lázaro (o mendigo), onde os dois morrem e um deles vai para o “seio de Abraão” e o outro para o inferno.

A interpretação que ouvi foi que o seio de Abraão era uma espécie de antessala do céu. Comparando o céu com um consultório médico, seria a sala de espera. Bem absurda essa interpretação, não acha?

Temos ainda os que acham que o seio de Abraão seria o purgatório, onde os espíritos que tem alguma “dívida” vão se purificar…

Sabemos, porém, que não existem lugares intermediários para os que morrem, ou estão no inferno ou no céu, mas esse é um assunto de outro artigo que escrevi aqui [6].

A expressão seio de Abraão tem dois significados relacionados um com o outro.

O primeiro claramente identificado na parábola onde está inserida a expressão, é que designa o céu. Observe o contraste do rico que estava no inferno (Lucas 16:23) e Lázaro, o mendigo, que estava no seio de Abraão, ou seja, no céu.

Se o rico estava no inferno e não em um lugar intermediário, por que Abraão e Lázaro, o mendigo, estariam em um lugar intermediário? Assim, esse contraste nos aponta que essa expressão designa o céu, local onde Abraão estava.

O segundo significado complementa o primeiro. Nos tempos antigos, era comum as pessoas fazerem suas refeições reclinadas em sofás ou mesmo em algum lugar reservado no chão, ficando bem próximas umas das outras.

Um exemplo interessante desse fato foi a citação do Apóstolo João, que por ocasião da ceia com Jesus, reclinou-se em seu peito (João 21:20).

Assim, quando o mendigo foi levado pelos anjos ao seio de Abraão, significa que ele tomou parte do banquete celestial no céu, onde Abraão e outros servos de Deus estão. Ele estava reclinado no “peito” de Abraão, colhendo as bênçãos de estar no céu.

Lembrando que Abraão é conhecido nas escrituras como o “pai da fé”. Portanto, sua citação aqui tem um simbolismo muito grande, apontando para a salvação pela fé!