- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa libação? Aprenda mais essa palavra bíblica

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Algumas expressões que encontramos na Bíblia [2] causam confusão na mente de muitas pessoas, pois são expressões muito antigas, que estão em desuso em nossos dias. Porém, nos dias em que foram escritas eram muito usadas e tinham significados profundos. Assim, cabe a nós corrermos atrás de explicações para compreendermos, à luz de seus contextos, o significado de cada expressão e sabermos o que Deus quis nos comunicar ali. É o caso, por exemplo, da expressão libação, que aparece várias vezes no Antigo Testamento [3], e também é usada no Novo Testamento em alguns momentos, com sentido figurado em alguns textos.

O que significa libação? [4]

 

O que significa libação?

Libação era o derramamento de algum liquido, geralmente era vinho, óleo e até mesmo leite, como um ato de culto a Deus.

Não se sabe ao certo como surgiu esse tipo de oferta de adoração. Sabe-se que era um ato comum em cultos de diversos povos pagãos da antiguidade, que o utilizavam para adorar seus falsos deuses.

Na Bíblia encontramos, mesmo antes da Lei dada a Moisés, a prática da libação mas, claro, em adoração a Deus. Vejamos: “Então, Jacó erigiu uma coluna de pedra no lugar onde Deus falara com ele; e derramou sobre ela uma libação e lhe deitou óleo.” (Gênesis 35.14).

Mais tarde temos a libação presente nas leis dadas por Deus ao povo de Israel [6]. No capítulo que fala das ofertas contínuas a serem praticadas pelo povo, vemos em Êxodo 29.40-41 a ordem para que houvesse libação juntamente com ofertas de sacrifício: “Com um cordeiro, a décima parte de um efa de flor de farinha, amassada com a quarta parte de um him de azeite batido; e, para libação, a quarta parte de um him de vinho…”. Dessa forma essa prática se tornou parte do código de leis cerimoniais dadas por Deus aos israelitas.

Temos também o uso dessa expressão de forma figurada no Novo Testamento [3]. O apóstolo Paulo pegou emprestado essa figura do Antigo Testamento para falar a respeito da sua iminente morte: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.” (2 Timóteo 4. 6). Paulo estava querendo dizer que, da mesma forma que a libação era uma oferta derramada e oferecida a Deus, a vida dele também em breve seria derramada e oferecida a Deus, ou seja, Paulo via a sua morte como um sacrífico agradável a Deus, que estava muito próximo de acontecer.