- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

5 lições sobre oração que aprendi com Jesus Cristo

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

A Bíblia apresenta Jesus Cristo como o modelo que todo cristão deve seguir (Efésios 5.1). Não seria diferente na área da oração. Jesus é também nosso modelo nessa área.

A oração, infelizmente, tem sido muito negligenciada em nossa época. Façamos um pequeno teste: Você tem o costume de orar todos os dias?

Suas orações são daquelas rápidas ou costuma dedicar um bom tempo para orar ao Senhor? Tenho certeza que muitas das respostas serão negativas sobre esse tema, pois oramos muito pouco hoje em dia.

Mas ao invés de ficar lamentando nossos erros, quero apresentar 5 lições que aprendi com Jesus Cristo [2] sobre vida de oração. São lições valiosas, que todo cristão deve incorporar em sua vida.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

 1) Aprendo que Jesus orou quando as coisas estavam bem

Uma coisa muito comum que acontece em nossa vida é orarmos mais quando as coisas não vão bem e menos quando as coisas estão indo como queremos. Esse não é o exemplo de Jesus.

Numa ocasião corriqueira de seu ministério [4], em meio aos seus trabalhos do dia a dia, Jesus se retira para orar: “E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.” (Mateus 14:23).

Jesus tinha uma rotina de oração e nós também devemos ter uma rotina de oração. Ou seja, devemos pensar em um tempo apropriado em nosso dia para dedicarmos a oração, independentemente se as coisas então indo bem ou mal. Jesus nos ensina que devemos orar em todo o tempo.

2) Aprendo que Jesus orou quando as coisas não estavam bem

Jesus não teve apenas bons momentos em sua vida. Ele também passou por grandiosas lutas. Em uma das suas maiores lutas, bem próximo de chegar o momento em que iria ser morto na cruz, Jesus fez o quê? Orou: “Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice…” (Mateus 26:42).

Isso nos ensina que a dependência de Deus deve ser em qualquer situação, até nas mais difíceis. Alguns abandonam a Deus quando as coisas não vão bem.

Jesus amou a Deus e orou a Ele quando as coisas difíceis estavam acontecendo. Jesus nos ensina que o Pai está interessado em nossas orações em todos os momentos de nossas vidas, até nos mais difíceis.

3) Aprendo que Jesus orou colocando a vontade de Deus acima da Dele

Esse é um grande ensino. Homens malignos em nossos tempos têm ensinado muitos crentes a determinar coisas a Deus em suas orações, a cobrar Deus, a exigir que Deus faça aquilo que desejam. Jesus não fez isso.

Ele orou ao Senhor em submissão, expôs a sua dor, mas se submeteu a vontade de Deus, prostrado, ainda que a decisão de Deus fosse a sua crucificação:

“Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.” (Lucas 22:41-42).

Jesus nos ensina que confiar na direção do Pai e na vontade Dele é a forma correta de terminar nossas orações.

4) Aprendo que Jesus orou antes de decisões importantes

Jesus foi um homem que tomou grandes e importantes decisões. Decisões essas que se fossem tomadas erroneamente poderiam impactar não só a Ele, mas toda a humanidade.

Em uma dessas decisões importantes chama me chama a atenção a atitude de Jesus. Antes de escolher seus doze discípulos [7], o que ele faz? Ora uma noite inteira:

“Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos” (Lucas 6.12-13).

Jesus nos ensina que decisões importantes devem ser colocadas diante do Pai em oração para que sejam melhor tomadas.

 5) Aprendo que Jesus orou ao invés de murmurar

Em uma das ocasiões em que Jesus estava realizando seu ministério, ajuntou-se grande multidão para ouvi-lo. O tempo foi passando e todos estavam com fome devido ao avançado da hora. Imagino que Jesus também estava com fome, já que tinha trabalhado bastante naquele dia.

Além desse fato, junta-se o fato de ter uma multidão faminta diante dele e os apóstolos sem saber o que fazer para dar de comer a esse povo, pensando já em mandá-los embora rapidamente para se livrarem do problema.

Qualquer um de nós ficaria meio perdido nessa questão e, certamente, murmuraríamos [8] bastante por causa desse problemão, ainda mais depois de um dia inteiro de trabalho duro. O que Jesus fez? Orou:

“E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões” (Mateus 14:19)

Jesus nos ensina que o caminho da oração a Deus é muito mais proveitoso do que o da murmuração. Ele olha para o céu, para o Deus provedor! Ele não deixa os problemas tirarem sua confiança em Deus. Não deixa os problemas transformarem seu coração em um coração murmurador!

E você, já aprendeu alguma coisa sobre oração com Jesus?