- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

5 coisas que transformam pessoas com potencial em pessoas fracassadas

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Todos temos potencial para sermos pessoas vitoriosas na vida. Não falo aqui apenas em vitorias financeiras, pois o conceito bíblico de sucesso vai muito além do dinheiro. Jesus Cristo teve sucesso em Sua missão e declarou que não tinha onde reclinar Sua cabeça (Mt 8.20). Alguém duvida que Jesus teve sucesso em Sua vida? Ou seja, o conceito de sucesso é bem amplo. Mas evidentemente que devemos buscar o sucesso em nossos empreendimentos seja na vida profissional, seja na família, seja na vida espiritual… E isso nos leva a pensar porque algumas pessoas não conseguem. Por que será que existem tantas pessoas fracassadas na família, no emprego, na vida espiritual? Evidentemente que cada história de vida é uma história, porém, uma grande quantidade de pessoas se tornam fracassadas pelos motivos que vou citar abaixo. Ficar de olho nesses motivos já é começar a ser vitorioso na vida.

5 coisas que transformam pessoas com potencial em pessoas fracassadas [2]

 1) Pessoas se tornam fracassadas por causa da falta de disposição

Em 1 Corintios 9.24 Paulo nos orienta sobre algo importante: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.”. O exemplo usado aqui é o de um atleta de atletismo. Quando olhamos para esse tipo de atleta fica evidente que para alcançar o prêmio, o pódio, ele terá de ter disposição. Disposição para treinar fortemente, disposição para fazer as dietas para melhoria de sua condição física, disposição para se sacrificar, disposição para alcançar e vencer os adversários. Quem não tem disposição e dá espaço para a preguiça já está no caminho do fracasso. Quando Deus chamou o profeta Jeremias para profetizar ao povo, disse a ele: “Dispõe-te” (Jeremias 1.17). E foi assim que Jeremias começou a andar na estrada de um ministério difícil, mas vitorioso. Sem disposição Jeremias teria sido um profeta fracassado.

2) Pessoas se tornam fracassadas por causa da falta de disciplina

Na analogia do apóstolo Paulo usando os atletas, ele disse: “Todo atleta em tudo se domina…” (1Corintios 9.25). Os fracassados têm sérias dificuldades em ter domínio próprio. A disciplina passa longe da vida deles. Como alguém poderá ser vitorioso se não é disciplinado? Imagine um atleta corredor de maratonas que come o que quer, treina apenas quando tem vontade, não ouve os conselhos de seus técnicos, não faz aquilo que lhe é determinado? Será que ele conseguirá ser vitorioso? Evidentemente que não. Nem espere alguém ser vitorioso na família, na vida profissional, na vida espiritual se não for disciplinado. A disciplina faz parte da vida dos vitoriosos e não é encontrada na vida dos fracassados.

3) Pessoas se tornam fracassadas por causa da falta de objetivos

Por que um corredor corre? O que ele deseja alcançar? Qual é o objetivo dele? Pessoas fracassadas são levadas para onde o vento sopra. E nem sempre o vento sopra para o lado onde você deveria ir, para o lado do sucesso. Sem metas uma pessoa é levada para muitos lugares onde não deveria estar. Paulo era consciente disso quando analisou que não estava vivendo sua vida na filosofia Zecapagodiniana “deixa a vida me levar”. Paulo era um vencedor e declarou: “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.” (1Corintios 9.26). Pessoas fracassadas não têm ideia de para onde correm, de para onde estão indo. Correm suas corridas ao acaso e não sabem muita coisa sobre sua missão de vida. Os vitoriosos correm em direção as suas metas.

 4) Pessoas se tornam fracassadas por não estarem dispostas a fazer sacrifícios

Será que existe vitória sem sacrifício? Os fracassados alimentam a ideia de que as coisas irão cair do céu como num passe de mágica. “Deus é bom e me dará o sucesso”, pensam. Concordo, Deus é bom, mas Deus é também justo e Pai. Ou seja, não fará a parte que cabe a cada um de nós. Se não levantarmos todos os dias com a disposição, com a disciplina, com metas claras e dispostos a fazer sacrifícios não colheremos nada, pois não plantamos. Aliás, esse tipo de pessoa planta o nada e espera colher o que? O apóstolo Paulo sabia disso quando disse: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão…” (1Corintios 9.27). Paulo sabia que para cumprir a meta que Deus tinha dado a ele teria de fazer sacrifícios. Se não tivesse disposto a fazer esses sacrifícios Paulo se tornaria um fracassado em sua missão de vida. Daí a necessidade de “esmurrar” seu próprio corpo, de dizer não a tudo aquilo que ia contra ao que Deus tinha para ele, ainda que necessitasse sacrifícios que, sabemos, ele fez.

 5) Pessoas se tornam fracassadas por não serem bons exemplos

Ninguém é uma ilha. Deus não fez ninguém para viver de si para si. Cada pessoa tem uma missão de vida e para agradar a Deus precisa andar dentro dessa missão seja no trabalho, nos estudos, na igreja, em casa, etc. Pessoas fracassadas não pensam nos outros, pensam somente em si mesmas. Grandes e famosos atletas viraram pessoas fracassadas por serem pegos em exames antidoping, por negligenciarem as regras e se tornarem maus exemplos. Contribuíram negativamente para a sociedade, por isso, são fracassados. Outros tantos foram vitoriosos por influenciarem positivamente diversas gerações sendo bons exemplos. Paulo sabia disso e se empenhava para ser um bom exemplo: “…para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (1Corintios 9.27). Paulo queria que aquilo que ele pregava se refletisse naquilo que ele vivia e impactasse positivamente as outras pessoas. Pessoas vitoriosas são assim, fracassados falam uma coisa e fazem outra.