- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Existe algum problema ou risco espiritual se eu destruir alguma obra de macumba dessas que as pessoas fazem nas ruas?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Se eu passar em alguma rua e me deparar com aquelas macumbas que as pessoas fazem e destruir, tipo, chutar e quebrar tudo aquelas imagens e as coisas que colocam ali, existe algum perigo espiritual para mim se eu fizer isso? Os espíritos para quem eles fazem as macumbas podem me prejudicar?

Caro leitor, primeiramente gostaria de dizer que não concordo com essa atitude de destruir violentamente as coisas das pessoas, mesmo que sejam essas “macumbas” que às vezes vemos em alguns locais pelas ruas. Por quê? Creio que, como cristãos, devemos respeitar a todos, mesmo aqueles que não professam uma fé igual a nossa.

Existe algum problema ou risco espiritual se eu destruir alguma obra de macumba dessas que as pessoas fazem nas ruas? [2]

Imagine se aqueles que não concordam com o cristianismo começassem a destruir os nossos símbolos com violência? O que sentiríamos? É certo que não seria nada agradável. Assim, vejo que devemos respeitar também a fé das outras pessoas. O próprio Jesus nos ensina a nos colocar no lugar dos outros antes de agir (Mt 7.12).

Quando você age assim, destruindo algo que tem um significado para alguém, você está agindo com intolerância e desrespeito. Vivemos em um país onde existe a liberdade de culto, ou seja, todos têm o direito de prestar o seu culto da forma que desejar. Mas, claro, sobre essa questão de “macumba” na rua temos aqui um porém:

É evidente que não concordo com essas pessoas que sujam as ruas com esses trabalhos de “macumba” (e com outras coisas também – vimos nas eleições a sujeira que muitos políticos fizeram com seus “santinhos”). A rua é pública e é dever de todos zelar para sua conservação. Obstruir a rua com coisas não autorizadas pelas autoridades é crime. No entanto, não é correto destruir por destruir e deixar ali aquilo tudo espalhado sujando ainda mais as ruas e ainda desrespeitando a fé de alguém.

Ainda se você estivesse com a intenção de limpar aquela sujeira (irregular) da rua para ajudar de alguma forma a sociedade, tirando aquilo dali, até concordaria desde que fosse sem desrespeitar a fé alheia. Ninguém tem o direito de sujar as ruas, independente da religião que a pessoa professe, e ninguém tem o direito de desrespeitar a fé da outra pessoa de forma preconceituosa. O que nos é garantido por lei é a livre expressão, claro, desde que dentro de parâmetros saudáveis. O que passa disso é crime.

Sobre a questão espiritual, sabemos que a Bíblia diz que os ídolos nada são (isto falo no campo das ideias não do desrespeito). O poder de Deus que age em nós é maior do que qualquer ídolo, pois há um só Senhor Soberano (1 Co 8.4). Não corremos risco algum (espiritual) se prestarmos um serviço à sociedade e tirar respeitosamente a sujeira irregular de uma “macumba” colocada na rua sem autorização. Ou, dependendo da forma com que estiver colocada na rua, podemos denunciar às autoridades competentes que farão o serviço delas.