- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Devocionais #13 – Deus não quer que você se canse nunca

O cansaço é algo inerente ao ser humano. Ele acontece quando gastamos a nossa energia de alguma forma e precisamos, assim, repô-la. Todos os dias nos cansamos. Cansamos-nos realizando diversas atividades e até sem realizar atividade nenhuma. Somos assim. O que trabalha se cansa e o que não está fazendo nada também se cansa. A nossa biologia é preparada para isso, pois precisamos diariamente descansar de nosso cansaço, seja ele grande ou não. Algumas pessoas se cansam mais, já outras, menos. Mas é fato que todos se cansam.

Devocionais #13 - Deus não quer que você se canse nunca [1]

Nesse contexto é interessante observar que a Bíblia nos orienta a não se cansar de fazer algumas coisas. Seria isso possível? Quando Paulo escreveu aos Gálatas, ele disse: “E não nos cansemos de fazer o bem” (Gl 6.9). Você já ficou cansado por realizar uma coisa boa? Eu já! Recentemente fiz uma viagem deliciosa. Cheguei cansado em casa dessa viagem. Mas se eu pudesse imediatamente fazer uma nova viagem como essa, faria sem pensar!

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

É esse o pensamento que a Bíblia quer nos ensinar. Existem coisas que devemos estar sempre dispostos a fazer, ainda que possamos estar de certa forma cansados. O bem é uma delas. Mas existe outra lista bem interessante que é chamada de Fruto do Espírito. Observe: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5:22-23). Não devemos nunca nos cansar de realizar essas coisas, ainda que, talvez, em várias ocasiões, desanimemos de realizá-las por algum motivo.

Podemos, por exemplo, nos cansar de sermos bons às pessoas em face da ingratidão delas. Mas não devemos deixar de realizar a bondade por causa disso. Isto é não se cansar de fazer o bem. O maior exemplo que temos dessa verdade é Jesus Cristo. Cansado, exausto e pregado em uma cruz Ele ainda achou forças para perdoar aqueles que impunham a ele tanto sofrimento: “Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lucas 23.33-34)

“Mas o que eu ganho com isso?” – você pode estar se perguntando. Paulo completa: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gl 6.9). Existem recompensas pelas nossas boas ações. Não achemos que tudo que se faz de bom ou mau não está sendo visto, não está sendo pesado. Existe na Bíblia uma relação de causa-efeito das coisas. A Bíblia nos garante que nosso esforço em cultivar aquilo que é bom, aquilo que agrada a Deus, nos fará obter uma colheita desta “plantação” que faremos. Claro, o contrário também é verdadeiro.

Assim, se você está cansado de fazer o bem, arrume novas forças e cumpra a orientação de Deus! Deus não quer que você se canse de realizar essas coisas.