- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

É pecado fazer tatuagem em homenagem a Deus?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Eu amo muito o Senhor Jesus! Eu gostaria muito de fazer uma tatuagem em homenagem a Ele. Mas estou com muita dúvida sobre isso! Eu estaria cometendo algum pecado caso fizesse uma tatuagem em homenagem a Deus? Ou seja, a minha ideia é fazer um pequeno desenho e uma frase em louvor ao Senhor? Existe algo na Bíblia que me dê essa resposta de forma clara?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Caro leitor, eu fiz um estudo recentemente refletindo um pouco sobre se fazer tatuagem seria pecado para o cristão, a fim de ajudar os que desejam fazer uma tatuagem a refletir sobre isso. Se desejar ler, acesse nesse artigo aqui [3].

Resumindo, falei ali daqueles que utilizam o texto de Levítico 19:28 para proibir o cristão de fazer tatuagens: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.”. Vimos que esse texto foi uma ordem pontual de Deus ao povo de Israel e que se tratava de fazer marcas pelos mortos e não de fazer qualquer tipo de marca no corpo. Concluímos ali que esse texto não era um embasamento para proibir todo tipo de marca no corpo, mas apenas aquelas que ele se refere (pelos mortos).

Posso fazer tatuagem em homenagem a Deus?

Agora quero trazer algumas perguntas que alguém que deseja tatuar seu corpo deveria refletir antes de fazer isso:

(i) Está fazendo aquela tatuagem para a glória de Deus?

(ii) O tipo de desenho é biblicamente aceitável?

(iii) A tatuagem irá causar escândalo nos mais fracos na fé ou alguma desobediência da minha parte?

(iv) Na minha idade já tenho maturidade para fazer uma marca permanente?

(v) Estou respeitando a lei no que se refere a idade mínima (18 anos)?

(vi) Minhas dúvidas são maiores do que minhas certezas?

Feitas essas primeiras reflexões, agora analisemos juntos a questão de fazer tatuagem em homenagem a Deus…

Posso fazer uma tatuagem em homenagem a Deus?

(1) Tem havido uma moda na atualidade em meio aos cristãos e até daqueles que apenas simpatizam de alguma forma com o cristianismo, de tatuar no corpo imagens que representam de alguma forma o cristianismo, tais como cruzes e outros símbolos do cristianismo, rostos simbolizando Jesus, frases bíblicas, frases em hebraico, etc.

(2) A meu ver modas normalmente fazem as pessoas fazerem coisas por impulso apenas para seguir uma tendência ou copiar o que a multidão está fazendo ou mesmo o que uma personalidade famosa faz. Homenagear a Deus com uma tatuagem em forma de imagem, de um versículo ou de uma frase de efeito porque todo mundo está fazendo não me parece uma motivação correta.

Infelizmente, basta uma personalidade do mundo gospel aparecer com uma nova modinha e multidões copiam sem sequer refletir sobre aquilo em seu contexto de vida e espiritualidade. Isso é muito perigoso e questionável.

(3) Deus leva em conta as motivações com que fazemos as coisas. Por exemplo, até para um ato de bondade de dar esmolas a um necessitado, Jesus orientou que deveria ser feito em secreto, ou seja, aqueles que dão esmolas (algo bom), mas com a motivação de aparecer, transformam seu ato em algo que não agrada a Deus. Com tatuagens é a mesma coisa.

(4) Uma homenagem (ou louvor) a Deus é algo que deve acontecer e permanecer primeiramente no coração. Marcar a pele sem que o coração esteja “marcado” nos leva ao pecado da hipocrisia. Eu teria muito temor de fazer uma marca permanente em meu corpo de algo que eu possa não estar vivendo agora ou de algo que eu possa não estar vivendo no futuro, ou para simplesmente “se mostrar” aos outros. A Bíblia é clara quando diz que com Deus não se zomba (Gálatas 6:7).

(5) As maiores “homenagens” que podemos fazer a Deus estão no campo espiritual, no campo interior, no campo “secreto” da nossa vida de comunhão com o Senhor. Por exemplo, quando Jesus falou sobre coisas materiais, Ele ensinou: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam” (Mateus 6:19). Os verdadeiros tesouros são acumulados “nos céus” (Mateus 6:20). A pergunta que faço é: A homenagem que mais agradaria a Deus na sua vida seria fazer uma tatuagem?

(6) Assim, concluo que, antes de marcar nosso corpo com algo permanente, reflitamos primeiro sobre as questões propostas no inicio deste artigo. E quando se tratar de algo com a intenção de homenagear ou louvar a Deus de alguma forma, que reflitamos ainda sobre essas outras questões pontuadas sobre o tipo de homenagem que agrada ao Senhor!

(7) Se depois de todas essas reflexões a intenção de fazer uma tatuagem permanecer intacta diante de todos os questionamentos, creio não ser pecado fazer. Porém, caso haja dúvidas, melhor não fazer, pois como Paulo orientou em um assunto diferente, mas que também lança luz sobre esse contexto: “Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.” (Romanos 14:23)