- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Você conhece uma das igrejas mais ricas do mundo?

Essa igreja foi citada por Jesus Cristo como sendo uma igreja pobre (muito pobre mesmo no sentido material). A palavra grega usada em Apocalipse 2.9 para descrevê-la é “ptocheia” que indica uma pobreza extrema, miséria. É citada também como uma igreja sofredora de muitas tribulações e como uma igreja perseguida com grande violência (Apocalipse 2.9-10).

Você conhece uma das igrejas mais ricas do mundo? [1]

Mas existe uma observação importante feita por Jesus sobre essa igreja: “Conheço a tua tribulação, tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.” (Ap 2.9). A palavra “rico” é traduzida do grego “plousios” e significa alguém abundante em recursos, suprido.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

Ou seja, aos olhos de Jesus Cristo essa igreja era muito rica, abundantemente suprida das riquezas que realmente são importantes ao reino de Deus. Essa era a igreja de Esmirna, uma das mais ricas desse mundo!

Dentre as sete igrejas citadas em Apocalipse que receberam cartas de Jesus, ela e a igreja de Filadélfia foram as únicas das quais Ele não apontou pontos negativos. Era realmente uma igreja rica! Não tinha ouro nem prata, mas tinha aquilo que Deus considera como riqueza, aquilo que Jesus descreveu em Mateus 6.19-20.

Certamente um modelo de igreja para os nossos tempos: fiel a Deus na tribulação, na falta de condições financeiras e em meio às provações permitidas por Deus. Não tinha luxo financeiro, mas tinha Jesus, o maior e mais precioso tesouro.

Hoje muita gente considera uma igreja rica aquela que tem ar condicionado, que tem cadeiras confortáveis, que tem estacionamento, que tem berçário para os filhos dos crentes, que tem palco com iluminação, que tem pastor famoso, que tem programa na TV e rádio, grupo de louvor profissional com CD gravado… infelizmente ainda confundem igreja próspera com templo luxuoso!

Jesus não fez essa confusão! A igreja de Esmirna eram pessoas fieis a Jesus, portanto, uma igreja rica!

Será que hoje em dia temos igrejas tão ricas quanto a igreja de Esmirna?