- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa abominação? Aprenda mais essa palavra da Bíblia

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Em alguns textos bíblicos vemos o autor usando a palavra abominação. Vejamos um exemplo: “Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés ou que tem muitos pés, entre todo enxame de criaturas que povoam a terra, não comereis, porquanto são abominação” (Lv 11. 42)

Essa palavra é usada mais frequentemente na Bíblia no Antigo Testamento e aponta para aquilo que os israelitas não deveriam ter como prática em suas vidas. O exemplo acima é relacionado às dietas alimentares que Deus institui. Descumprir esse mandamento de Deus era uma abominação, ou seja, algo totalmente e veementemente reprovado por Deus.

O que significa abominação? [2]

O que significa abominação na Bíblia?

É importante observar que não são todos os pecados classificados como abominação na Bíblia, apenas alguns. Isso parece nos indicar que Deus considera alguns tipos de pecado mais graves que outros ao ponto de enfatizar que quem os cometesse cometia algo muito grave.

Leia também: Para Deus existe pecadinho e pecadão? [4]

Um exemplo claro são os pecados de idolatria, que eram chamados por Deus de abomináveis: Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.  Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.  Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. (1Rs 11:5-7)

Apenas para citar alguns, a Bíblia classifica como abominação pecados de homossexualidade (Levítico 18.22), de idolatria (Deuteronômio 7.25), de sacrifícios de animais defeituosos (Deuteronômio 17.1), de consultas a necromantes, feiticeiros, adivinhadores, prognosticadores (Deuteronômio 18.10-12), de prática de injustiça (Deuteronômio 25.13-16; Provérbios 11.1), de hipocrisia religiosa (Isaís 1.13), de relações sexuais ilícitas (Ezequiel 22.11), etc.

É importante ressaltar que após Jesus Cristo apenas as leis morais ainda vigoram, pois foram ratificadas no Novo Testamento. Por exemplo, as leis alimentares e os sacrifícios de animais foram decretados por um período e com um objetivo específico e hoje em dia não são mais necessários, pois cumpriram seu objetivo.