- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O púlpito está vazio

O púlpito está vazio! Essa é a minha sensação. Os pregadores que dominam as mídias de massa (e muitos outros) não pregam mais o evangelho. Desviaram-se, trocaram o verdadeiro púlpito, construíram seus próprios púlpitos, onde pregam suas próprias mensagens e não as de Deus. Há poucos dias certo pregador pedia para as pessoas semearem naquele ministério R$ 8.500,00 e ele liberaria uma bênção especial onde a pessoa nunca mais passaria qualquer necessidade em sua vida. Cadê o evangelho aqui?

O púlpito está vazio [1]

Guiam o povo para longe do Supremo Pastor, abrem a palavra de Deus para interpretá-la de acordo com seus próprios desejos. Manipulam os textos sagrados que Deus nos deu para nossa bênção para que seus desígnios sejam estabelecidos e não os de Deus.

O homem passou a ser o centro no púlpito, por isso, o púlpito ficou vazio.

A maior necessidade do mundo é ouvir a palavra e Deus e compreendê-la, mas “como ouvirão se não há quem pregue?” (Romanos 10.14).

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

Pela graça de Deus os pregadores verdadeiros da palavra, não foram extintos! Eles estão espalhados pelos quatro cantos dessa terra. Glórias a Deus por isso!

Mas nunca houve um tempo em que tivemos tantos “pregadores” e tão pouco da palavra de Deus exposta. A mensagem central da Bíblia, a boa notícia, anunciada pelos anjos e proclamada pelos apóstolos, deu lugar a uma pregação focada em bênçãos, focada nos benefícios que Deus pode dar nessa terra. O foco são os tesouros da terra, que ladrões escavam e roubam e que a traça e a ferrugem corroem (Mt 6.19).

Onde está a exposição da Palavra de Deus? Onde foi parar? Onde está a exposição cristocêntrica? Cristo foi deixado de lado, pois esses púlpitos estão vazios, não são púlpitos de Deus!

A pregação do arrependimento para a remissão de pecados e salvação do pecador foi trocada pela pregação de uma libertação mágica, imediatista, muitas vezes teatral e interesseira.

É preciso corrigir a direção que se tem tomado. Os púlpitos precisam se encher de proclamadores de Cristo, de quem exponha a palavra de Deus, sem interpretações fantasiosas e absurdas, de quem quer formar discípulos e não crentes mimados, de quem quer levar uma mensagem para que ouçam, creiam nela, e isso, independente das circunstâncias ou de uma “bênção financeira” de Deus.

“Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.” (Romanos 10.17)

Que os púlpitos se encham novamente da boa e “velha” Palavra de Deus!