- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Jugo desigual: Aprenda todos os detalhes dessa expressão bíblica

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Sou solteira e me converti há pouco tempo. Na igreja que frequento se fala que não posso casar com um não crente, pois isso e jugo desigual. Eu gostaria de compreender melhor isso dentro da Bíblia, pois já vi muitos casamentos de crentes com não crentes que deram certo e a pessoa até se converteu! Como entender tudo isso dentro da Palavra de Deus?

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do real significado da expressão jugo desigual que aparece na Bíblia Sagrada. O que ela realmente significa na prática? Ela seria usada apenas para relações amorosas ou ela também tem aplicações em sociedades de qualquer tipo?

O apóstolo Paulo usou essa expressão no texto de 2 Coríntios 6:14, que diz o seguinte:  Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?“. Examinemos juntos o significado de cada parte…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

O que significa jugo desigual na Bíblia?

(1) Sabemos que nenhum mandamento de Deus seria ruim para o ser humano ou lhe causaria qualquer opressão, pois os mandamentos de Deus [3] são vida.

Fica bastante claro observando o contexto, que a fala de Paulo é sobre “sociedade”, “comunhão”, “harmonia”, “união” e “ligação” entre servos de Deus e pessoas incrédulas (veja 2 Coríntios 6:14-18).

Todas essas palavras reforçam o pensamento de que o crente deve avaliar com muito cuidado seus laços de relacionamentos e negócios especificamente aqui com incrédulos (pessoas que não professam a mesma fé).

(2) Dito isto, vamos avaliar a expressão grega “heterozugeo”, traduzida para o português como jugo desigual. No grego a expressão aponta para alguém que tem um relacionamento desigual ou que tem comunhão com alguém que não é semelhante. (Léxico de Strong).

No português a palavra “jugo” aponta para uma “canga ou junta de bois” (Dicionário Priberam), que era um objeto que unia dois bois para que andassem no mesmo compasso, enquanto puxavam o carro de boi.

Uma figura bastante clara de “algo” que une duas ou mais pessoas em torno de um objetivo em comum.

Se o jugo estava desigual, os bois não conseguiam atingir o objetivo de fazer o carro de boi andar corretamente, além de sofrerem muito.

(3) Agora, para chegarmos ao significado real do texto, precisamos ainda avaliar as palavras citadas por Paulo (ligadas ao jugo desigual) para apontar esse tipo de união: Ele usou sociedade, comunhão, harmonia, união e ligação.

A palavra sociedade, traduzida do grego “metoche”, significa partilhar, participar. A palavra comunhão, traduzida do grego “koinonia”, significa ter uma relação de intimidade, de comunhão intima com alguém.

A palavra harmonia, traduzida do grego “sumphonesis”, significa concordância, acordo. A palavra união, traduzida do grego “meris”, significa uma parte designada, traduzida em algumas versões bíblicas em português como “em comum”.

A palavra ligação, traduzida do grego “sugkatathesis”, significa aprovação, assentimento, acordo.

(4) Colocados os significados das expressões, podemos entender que Paulo está falando nesse texto de uma união de pensamentos e propósitos nas relações (diversas possíveis) entre crentes e incrédulos.

Uma união de intimidade que os faz andar nos mesmos propósitos. Propósitos, é claro, que serão conflitantes em algum momento com a sã doutrina (jugo desigual) e, por isso, veementemente rejeitados por Deus (desiguais).

(5) Penso que Paulo não está proibindo aqui todo tipo de relacionamento com incrédulos, caso contrário, seria impossível realizar a obra de evangelização ordenada por Jesus e até viver nesse mundo.

O que está em foco aqui é uma união profunda de propósitos que não combinarão nunca devido suas diferenças claras. Note as perguntas de Paulo que expõe o contraste claro desse tipo de união de propósitos:

“que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?” (2 Coríntios 6:14-16)

A ordem incisiva que segue a todos esses questionamentos de Paulo expõe o porquê Deus não quer esse tipo de união na vida de Seus servos:

“Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.” (2 Coríntios 6:16-18)

(5) Assim, o crente deve ser sábio para avaliar que tipo de “sociedade”, “comunhão”, “harmonia”, “união” e “ligação” assume com alguém descrente, pois podem ser prejudiciais à sua vida de cristão e estar em desacordo com a vontade de Deus. Lembrando que Paulo traz a ideia de que o crente é santuário de Deus, ou seja, Deus habita nele.

No Antigo Testamento, quando o templo ainda existia, muitas vezes o povo de Deus trouxe coisas impuras para dentro do tempo, contaminando-o e provocando a ira de Deus e grande calamidade sobre si. O crente em Jesus, sendo santuário de Deus, não pode imitar esse mau costume prejudicial.

(6) Para finalizar, é interessante notar que Paulo não nos deixou nenhuma lista para exemplificar que tipos de uniões estariam incluídas em sua proibição. Eu também não vou ousar deixar nenhuma lista.

Creio que cada um deve avaliar caso a caso para tomar decisões acertadas sobre as relações de comunhão e intimidade que assume com descrentes, se estão ou não debaixo da bênção de Deus, se estão ou não em conformidade com a sã doutrina, se são ou não jugo desigual.