- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Chamar alguém de danado é condenar essa pessoa ao inferno?

Eu acho bem interessante como alguns crentes saem compartilhando qualquer coisa nas redes sociais. Nessa semana me deparei com a publicação de uma imagem no Facebook (veja abaixo) que dizia que chamar alguém de “danado” é amaldiçoar a pessoa, por que danado significa “condenado ao inferno”.

A imagem também solicitava que se consultasse um dicionário para confirmar a questão. Pois bem, como aqui não somos adeptos da superficialidade, resolvemos consultar um dicionário e verificar se realmente não podemos chamar alguém de danado sob a acusação de estar amaldiçoando essa pessoa.

Chamar alguém de danado é condenar essa pessoa ao inferno? [1]

É interessante observar que a palavra “danado” tem pelo menos 10 significados diferentes de acordo com o famoso dicionário online Priberam. Vejamos:

1) – [Religião] – Que ou quem foi condenado ao inferno (ex.: almas danadas; as penas dos danados) = Maldito;

Se fossemos rasos como a pessoa que fez a montagem da imagem, pararíamos por aqui. Mas observe os demais significados:

2) – [Informal] – Que ou o que sofre de raiva (ex.: cães danados; curador dos danados). = hidrófobo, raivoso

3) – Que ou o que tem má índole. = maldito, malévolo, mau, ruim.

4) –  Que ou quem faz travessuras

Creio que 100% das crianças se encaixam nesse significado rsrsr…

5) – [Informal] – Que ou o que é esperto, hábil. = malandro

6) – [Brasil, Informal] – Que ou o que é corajoso, destemido. = valentão

7) – [Informal] – Que sente irritação, indignação (ex.: fiquei tão danada que fui falar com o gerente). = chateado, fulo, furioso, irritado, lixado, zangado

8) – [Informal] – Que foi danificado, estragado.

9) – [Informal] – Que é muito grande (ex.: o jantar deu uma trabalheira danada). = enorme, imenso

10) – Que tem grande disposição para ou muita vontade de (ex.: agora fiquei danado por um suco gelado; ele é danado para a vigarice).

Assim, com um breve consulta a um dicionário que é acessível a qualquer pessoa, derrubamos a tese de que o uso da palavra danado está restrito a apenas um significado, que é o de “condenado ao inferno”.

Por isso, você pode usar com tranquilidade essa palavra dentro de seus diversos significados, que não estará amaldiçoando ninguém e nem condenando ninguém ao inferno.

É sempre bom checarmos as informações antes de compartilharmos com outras pessoas, pois acabamos ajudando que uma mentira seja considerada como se fosse uma verdade. Como alguém já disse: “Uma mentira repetida muitas vezes acaba sendo encarada como verdade pelas pessoas”.