- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O apóstolo Paulo foi batizado por imersão ou por aspersão?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: A Bíblia diz que após o chamado do apóstolo Paulo, do encontro dele com Jesus, após alguns dias, ele foi batizado. No entanto, a Bíblia não explica como foi esse batismo, se foi em algum rio, se foi por imersão ou por aspersão. Pode me ajudar a entender?

Caro leirtor, não é de hoje que muito se discute a respeito da forma bíblica de realizar o batismo ordenado por Jesus.

Alguns afirmam que a Bíblia é clara quanto ao batismo [2] por imersão (onde a pessoa é “mergulhada” na água).

Mas também há aqueles que têm fortes argumentos de que o batismo por aspersão (onde a água é jogada geralmente sobre a cabeça da pessoa) é também apoiado pelas Escrituras Sagradas.

Hoje gostaria de trazer uma pequena reflexão, não buscando defender uma ou outra forma de batismo, mas analisar um batismo de uma pessoa muito importante que parece lançar certa luz sobre essa questão: O batismo do apóstolo Paulo.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Como foi o batismo de Paulo? Aspersão ou imersão?

(1) O apóstolo Paulo, que ainda usava o nome “Saulo”, resolveu ir até a cidade de Damasco para prender seguidores de Jesus Cristo [4] que estavam espalhando suas doutrinas por diversas cidades (Atos 9:1-2).

(2) No caminho, Saulo viu uma luz brilhante que o derrubou. Uma voz ecoou dessa luz e se identificou como sendo Jesus Cristo, a quem Saulo estava perseguindo.

Jesus disse a Saulo que entrasse na cidade, pois ali saberia o que fazer. Levantando-se não podia enxergar nada. Ficou, então, três dias sem enxergar, nos quais nada comeu e nada bebeu, ficando em um jejum total (Atos 9:3-9).

(3) Jesus aparece em uma visão a um de Seus discípulos chamado Ananias e o manda ir até a casa de um tal de Judas, que ficava em uma rua chamada Direita, onde encontraria Saulo de Tarso.

Ananias, a principio, resiste devido à fama de perseguidor de cristãos de Saulo, porém, Deus revela a ele que o tal Saulo, perseguidor da igreja, foi escolhido por Ele para ser um missionário (Atos 9:10-16).

(4) Ananias vai até a casa onde estava Saulo e diz a ele tudo quanto o Senhor havia ordenado. Nesse momento Saulo volta a enxergar (Atos 9:17-18).

(5) Agora vem o detalhe interessante sobre o batismo de Paulo: “Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.” (Atos 9:18).

Considerando o contexto, Paulo estava na casa de Judas, na rua chamada Direita (que passava pelo centro da cidade de Damasco), sem comer e sem beber havia três dias.

Parece evidente que o batismo de Paulo foi realizado ali mesmo. Na sequência relatada no texto, ele tornou a ver, estava possivelmente deitado nessa hora. Em seguida se levantou e foi batizado.

Considerando que o texto não menciona que houve um deslocamento até um lugar onde houvesse a possibilidade de batizar alguém por imersão e considerando que Paulo estava enfraquecido pelo seu jejum prolongado, parece bem difícil defender que o batismo de Paulo tenha sido feito por imersão em uma casa que ficava em uma rua no centro de Damasco ou que ele tenha se deslocado para algum outro lugar para ser batizado por imersão (coisa que o texto não menciona).

Parece mais sensato entender que Ananias lançou mão de alguma água armazenada no próprio local e fez o batismo de Paulo ali mesmo, derramando-a sobre ele, sem maiores complicações.

(6) Um objeção que é feita nesse texto é que alguns pensam que o batismo a que ele se refere se trataria do batismo com o Espírito Santo.

Nesse caso o texto não estaria falando do batismo nas águas. No entanto, a palavra usada ali no grego para “batizado” é a palavra usada para o batismo nas águas, o que parece contradizer essa ideia.

Além disso, não era usual que alguém recebesse o Espírito Santo e depois o batismo nas águas em outro momento. Seria Paulo uma exceção?

(7) Colocados os argumentos, é hora de você leitor responde a questão: Paulo foi batizado por aspersão ou imersão?

Se foi por aspersão, então temos o exemplo de alguém que não foi batizado por imersão, o que torna essa prática também correta biblicamente.

Porém, se você acha que não foi por aspersão, então aguardo ansioso uma boa explicação a respeito do tipo de batismo a que Paulo foi submetido (com as devidas bases bíblicas, é claro).