- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Devocionais #5 – Aprenda esse segredo importantíssimo com Jesus!

 “Ele, (Jesus) porém, se retirava para lugares solitários e orava.” (Lucas 5.16 – Acréscimo meu)

Quando me deparei com esse texto fiquei me perguntando: Por que Deus deixou isso registrado na Bíblia? Por que Deus fez questão de mostrar que o Salvador, que estava sempre rodeado de pessoas e em plena atividade realizando milagres, conversas, discipulados, em alguns momentos, propositalmente, buscava ficar sozinho e orar? Será que essa observação teria alguma importância para a vida de Seus discípulos?

Devocionais #5 – Aprenda esse segredo importantíssimo com Jesus? [1]

Creio que nenhuma vírgula está na Bíblia à toa, sem propósito. Assim, essa pequena observação a respeito da vida de Jesus tem algo de muito profundo a ensinar que buscarei tentar entender junto com você.

Por que Jesus se retirava para lugares solitários?

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

A vida agitada suga muito de nossa energia. A nossa vida no dia a dia exige muita atenção. Somos diariamente provocados a dar cada vez mais de nós para diversas atividades. E isso também acontecia com Jesus. O problema é que com o passar dos dias essa “agitação” traz muitos prejuízos se não for encarada de forma correta e sábia.

Por isso Jesus, sábio que era, sabia que precisava de momentos a sós consigo mesmo e também com Deus. Era um momento de relaxamento físico, emocional e espiritual que Ele só conseguia quando se afastava da multidão e do “barulho”. Jesus nos dá a dica da necessidade que temos de se retirar de tempos em tempos para não nos perdermos diante das demandas do dia a dia. Os lugares solitários são lugares propícios para se retirar.

Por que Jesus se retirava para orar?

O texto, porém, diz mais, Jesus se retirava a lugares solitários e orava. Jesus mostra claramente a nós a importância de cuidar da base de nossa espiritualidade, que é a nossa comunhão com Deus. Jesus aprendeu e cultivou o hábito de ter tempo de qualidade e dedicação a Deus. E isso ele fazia muitas vezes. Talvez seja um grande indício do motivo da saúde emocional e espiritual que Jesus tinha.

Oração é falar com Deus e ouvir a Deus. Jesus sabia confiar Seus anseios a Deus em oração e sabia ouvir aquilo que Deus tinha a dizer a Ele. Ele era um homem de oração dedicado que provocava o acontecimento desses momentos de comunhão em Sua vida agitada.

Pensemos juntos: Quantas vezes no mês conseguimos se retirar das complicações, dos barulhos, do movimento da vida e ir se encontrar com Deus? Que tal começar a se retirar um pouco mais e fazer como Jesus? O que temos a perder? Nada! Só temos a ganhar!