- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Explicando as parábolas de Jesus: O rico sem juízo

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

ONDE ESTÁ?

A parábola [2] do rico sem juízo está registrada em Lucas 12.16-21

RESUMO DA PARÁBOLA

Jesus conta a história de um homem que conseguiu uma safra surpreendentemente abundante. Diante dessa grande bênção, ele planeja construir celeiros maiores para que guardasse toda a sua riqueza para então aproveitar tudo que a riqueza poderia lhe proporcionar por anos e anos.

Deus entra na história reprovando a atitude do homem que, segundo Deus, morreria naquele mesmo dia. Jesus critica o cuidado excessivo do homem em ajuntar tesouros terrenos e o descuido total do homem em construir tesouros celestiais, que agradassem a Deus.

Ensinos da parábola do rico sem juízo

A bênção dada por Deus pode se transformar em maldição em nossas vidas. Observe que o homem citado na parábola recebeu uma grande bênção material do Senhor.

Seu campo produziu uma grande colheita. Porém, o homem não soube como empregar a bênção de Deus como bênção para sua vida e para as pessoas em redor, antes, a transformou em uma maldição em sua vida, devido ao uso incorreto que fez dela.

Ele colocou todo o seu coração na riqueza e não Naquele que lhe havia proporcionado a riqueza.

A bênção dada por Deus deve primeiramente servir para adorar a Deus. A grande safra que Deus deu a esse homem em si não foi pecaminosa.

O grande problema foi que o homem da parábola não glorificou a Deus e ainda fez da riqueza o centro de sua vida, sua maior segurança, colocou sua fé nela, deixando de lado o verdadeiro abençoador de sua vida, Deus.

O Senhor considerou que ele havia usado Suas bênçãos apenas para construir tesouros terrenos, esquecendo-se do principal, o espiritual. Daí chamá-lo de louco (Lc 12.20).

Nossos planos sempre devem estar diante da vontade de Deus. Deus enfatizou que o homem era um “louco”, pois fazia planos de forma desregrada, sem sequer colocá-los diante de Deus, sem sequer refletir na brevidade da vida.

Deus não fazia parte de seus planos. O homem da parábola colocava toda a sua energia em seus planos sem refletir que precisava também agradar a Deus naquilo que estava planejando e fazendo.

O que estamos construindo em nossa vida é para quem? A inquietante pergunta de Deus ao homem rico, que só se preocupava com o “material”, nos faz refletir sobre como temos lidado com a realidade da nossa eternidade.

Um dia todos morrerão e a Bíblia é clara a respeito de que a nossa eternidade dependerá da nossa vida com Deus aqui nessa terra. O homem da parábola parece ter esquecido Deus e parece estar caminhando a passos largos para o inferno.

É o que muitos de nós também fazemos. Se hoje fosse o dia de sua morte, aquilo que você construiu foi para Deus ou para outro?