- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Se eu crer em Jesus serão salvos, eu e toda minha casa?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: A Bíblia diz em Atos 16:31 sobre crer no Senhor Jesus que será salvo, tu e tua casa. Minha pergunta é se isso significa que quando eu creio Deus fará a obra na vida de todos da minha família, pois desejo muito que todos conheçam Jesus. A Bíblia me dá essa garantia?

Caro leitor, já ouvi muitos pregadores usando o texto de Atos 16:31 para trazer alguma esperança às pessoas, dizendo que existe uma promessa de Deus na Bíblia que garante a salvação de todos os seus parentes, mais cedo ou mais tarde, se você crer em Jesus.

Usam esse texto: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16:31). Mas será que esse texto realmente significa isso?

Para compreender corretamente essa expressão, precisamos fazer algumas considerações importantes e, então, chegar a uma conclusão:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Toda minha casa será salva se eu crer?

(1) Paulo e seus companheiros estavam em viagem missionária em Filipos, na Macedônia (Atos 16.12), e ali pregam a palavra de Deus poderosamente.

Ali se converteu Lídia e toda a sua família (Atos 16:14-15). Ali também Paulo expulsou um demônio de uma jovem que fazia adivinhações e dava muitos lucros a certos homens.

Por estar liberta, a jovem parou de fazer suas adivinhações e os seus “donos”, por não terem mais lucro com ela, impuseram-se com violência contra Paulo e Silas, acusando-os veementemente de cometerem crimes ali e colocando toda a cidade contra eles. Por isso, eles foram lançados na cadeia (Atoa 16:16-23).

(2) Nesse contexto eles estavam sendo guardados por um carcereiro, que tinha a responsabilidade de fazê-los ficar presos conforme o determinado pelas autoridades superiores.

Acontece, porém, que Deus age através de um terremoto e abre todas as portas e as correntes que prendiam os prisioneiros (Atos 16:26), o que fez o carcereiro se desesperar e tentar tirar a prória vida:

“O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido” (Atos 16:27)

Porém, foi impedido pelo apóstolo Paulo, que o tranquilizou dizendo que nenhum preso havia fugido (Atos 16:28).

(3) Após essa manifestação grandiosa do poder de Deus, o carcereiro parece compreender que Paulo e seus companheiros vinham pregando uma mensagem diferenciada desde sua chegada à cidade.

Provavelmente o carcereiro compreendeu todo o burburinho que havia na cidade por causa dos últimos acontecimentos envolvendo alguns discípulos de um tal Jesus Cristo, o Salvador.

Então, ele pergunta: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” (Atos 16:30). A resposta é clara e precisa: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16:31).

(4) A resposta ao carcereiro no verso 31 não pode ser considerada isoladamente, pois fere o principio bíblico de que a salvação é individual:

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus… (1 João 5:1). Observe que a Bíblia afirma nesse e em outros textos que a salvação é individual, ela está sobre aquele que crê, ou seja, não pode ser coletiva, com alguém crendo no meu lugar!

Assim esse texto não pode ser compreendido como sendo uma promessa de que Deus salva todos os familiares daqueles que creem em Jesus Cristo.

Somente pela experiência prática já fica claro que essa não é uma promessa de Deus: Em sua família já morreu alguém sem se render ao evangelho?

Na minha já. Sendo assim, se fosse uma promessa de Deus, ela não poderia falhar, mas, considerando esse caso, ela já falhou em diversas famílias.

(5) A fala ao carcereiro deve ser considerada à luz dos próximos versos, que afirmam que a Palavra de Deus foi pregada a ele e a todos de sua casa (Atos 16:32) e, após isso, eles creram e foram batizados (Atos 16:33-34).

Dessa forma, vemos que a salvação deles veio através da pregação da Palavra e da fé em Jesus Cristo e não por causa da fé do carcereiro apenas.

Se alguma das pessoas da família do carcereiro não cressem em Cristo não seriam salvas. Foram salvos porque creram, o que está condizente com as Escrituras Sagradas.

(6) Assim, devemos entender que o carcereiro foi um condutor da graça de Deus à sua família, levando a eles a possibilidade de ouvirem a mensagem, e não o salvador dela.

Devemos ter esperança na salvação da nossa família e trabalharmos para isso. Porém, não é a nossa fé que os salvará automaticamente.

Cada um deles deverá se render aos pés de Cristo. Mas podemos sim ser cooperadores com Deus nessa grande missão (1 Coríntios 3:9).