- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa santo na Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Uma das expressões bíblicas mais mal compreendidas é a expressão “santo”. Ela ganhou um significado popular um pouco diferente do seu significado bíblico. Normalmente, quando falamos em santo o que logo vem à mente das pessoas são as imagens (fotos ou esculturas – como a que está abaixo) de homens exemplares em seus procedimentos, que têm status de milagreiros diante do povo e foram canonizados pela igreja Católica Romana.

As pessoas também usam a expressão para designar alguém com um procedimento exemplar e diferente do padrão normal da sociedade. Quando alguém tem um procedimento muito correto é chamado de santo ou de santinho pelas pessoas.

O que significa santo na Bíblia? [2]

BIBLICAMENTE O QUE É UM SANTO?

(1) Santo na Bíblia é aquele que possui santidade

Ser santo significa a separação de uma pessoa dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. A característica dele é a obediência e a fidelidade a Deus. Dessa forma, a vida do santo reflete as virtudes ensinadas pelo Senhor em Sua Palavra. Nesse sentido, qualquer pessoa pode ser santa, não necessitando que seja perfeita (o que ninguém consegue ser) e nem que milagres aconteçam pelas suas mãos (o que a igreja Católica exige para canonizar um santo). A única exigência é a santidade estar presente em sua vida. Por isso, a Bíblia declara:

“pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1 Pedro 1. 15)

(2) Santo na Bíblia também é usado para referir-se a Deus

Significa que o Senhor é moralmente puro, perfeito, justo e que Ele é separado de qualquer coisa má e imperfeita. Ele é o modelo supremo de santidade perfeita. Os santos devem buscar a sua santidade diretamente na fonte dela, ou seja, em Deus, conforme nos ensina a Palavra de Deus:

“porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1. 16).

(3) Santo na Bíblia também pode ser aplicado a coisas

No Antigo Testamento, além de pessoas santas, vemos que algumas coisas também eram separadas (santas) para o uso nos trabalhos dedicados a Deus e, por isso, eram consideradas santas e consagradas. Um bom exemplo está nesse texto:

“Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado da unção. Com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso, e o altar do holocausto com todos os utensílios, e a bacia com o seu suporte. Assim consagrarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.” (Êxodo 30.25-29)

Espero que o sentido dessa palavra possa ter ficado claro a todos. Deixemos as concepções erradas de lado e abracemos a concepção verdadeira que está na Palavra de Deus!