- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa blasfêmia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Dentre as expressões importantes que a Bíblia nos ensina, creio ser muito importante que aprendamos o profundo significado da palavra blasfêmia. Isso porque em uma sociedade totalmente imoral quanto a nossa, creio que cada vez mais as pessoas têm perdido o referencial de respeito e de temor a Deus [2], dizendo e fazendo coisas extremamente graves e que se enquadram no que chamamos de blasfêmia.

O que significa blasfêmia? [3]

O que significa blasfêmia?

Blasfêmia significa, principalmente, ofender de alguma forma a Deus, a Jesus Cristo e ou ao Espírito Santo, seja através de pensamentos, de palavras ou de alguma atitude. A maioria dos usos de blasfêmia na Bíblia é nesse sentido. Veja um exemplo:

“Isaías lhes disse: Dizei isto a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas por causa das palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria blasfemaram de mim.” (2 Reis 19. 6)

Essa palavra também pode ser usada no sentido de desrespeitar coisas que são sagradas e também quando alguém diz ter poderes ou direitos que pertencem a Deus. Observe que em muitos momentos Jesus é acusado de ser um blasfemador porque atribuía a si mesmo atributos que pertenciam somente a Deus. É claro que aqueles que o acusavam o faziam erroneamente, pois Jesus é Deus [4] e não estava blasfemando. Veja esse exemplo:

“Por que fala ele [Jesus] deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?” (Marcos 2. 7)

As blasfêmias podem ser perdoadas por Deus mediante o arrependimento, porém, a Bíblia nos revela que há um tipo de blasfêmia que é imperdoável, o que alguns chamam de o pecado imperdoável.

“Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.” (Mateus 12. 31)

O dicionário da Bíblia de Almeida explica a respeito desse pecado imperdoável: “O pecado que não tem perdão. É a recusa de aceitar como divino o poder que Jesus tinha de curar. Em outras palavras, é a incredulidade (Mateus 12.31; Marcos 3.29)”. Parece ser exatamente aquilo que está descrito em Apocalipse 16. 11, onde vemos que Deus foi blasfemado sem arrependimento por parte dos blasfemos:

“e blasfemaram o Deus do céu por causa das angústias e das úlceras que sofriam; e não se arrependeram de suas obras.”

Leia também: Como saber se eu blasfemei contra o Espírito Santo [6]

Assim, concluímos que a blasfêmia somente pode vir de um coração sem Deus, totalmente tomado pelo pecado. Aquele que reconhece quem é Deus não tem coragem de blasfemar, pois sabe que isso é errado perante o Todo Poderoso, o Criador e Sustentador de todo o universo.