- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Deus precisa de nós?

Você Pergunta: Deus precisa de alguma forma de nós seres humanos? 

Cara leitora, antes de responder a essa pergunta é preciso que definamos o que significa o termo “precisar”. O dicionário online Michaelis, define como:

“ter precisão ou necessidade de… ser necessário…”

Deus precisa ou não de nós? [1]

Agora pensemos: Deus precisa ou necessita que façamos algo para Ele? Somos necessários para que Deus realize alguma coisa? Em um primeiro momento digo que não. O Senhor Todo Poderoso, Rei do universo criou todas as coisas sem qualquer “auxílio” do ser humano. Aliás, o ser humano é criação Sua e depende totalmente Dele, ainda que alguns não admitam isso. Além de criar, Ele continua sustentando tudo com Seu inesgotável poder sem que precise de uma ajuda extra de ninguém. Deus não tem deficiências a serem supridas por nada nem por ninguém.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

Entretanto, Deus nos criou com propósitos e nos deu missões a realizar. Nesse sentido, Deus nos deu o “status” de cooperadores com Ele. Assim, ele não precisa de nós no sentido de ter necessidade de nós para realizar algo, mas por escolha própria resolveu compartilhar conosco a realização de Seus planos. A melhor definição que encontrei foi a do apóstolo Paulo:

“Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.” (1Co 3. 9)

Essa nossa cooperação com Deus não está fundamentada em qualquer deficiência ou necessidade de Deus, mas em Sua vontade de nos fazer participantes de Seu plano. É a graça de Deus nos valorizando e atribuindo a nós importância.

Assim, Deus não precisa de nós, mas escolheu que nós faríamos parte da história que Ele está conduzindo, cabendo a nós buscarmos fazer diligentemente a nossa parte de forma que Deus se alegre com a nossa cooperação.