- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Os anjos desejam pregar o evangelho em nosso lugar, mas não podem?

É muito comum no meio evangélico ouvirmos pessoas dizendo que “os anjos desejam pregar o evangelho, porém, essa honra foi dada a nós seres humanos”. Eu mesmo já mencionei isso em muitas de minhas orações meio sem saber. Mas será que a Bíblia diz isso mesmo? Os anjos têm esse desejo de tomar o nosso lugar e proclamar a mensagem de salvação de Deus?

Bom, um dos textos que muitos usam para apoiar esse pensamento é 1Pe 1. 12, que diz:

“A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.

Os anjos desejam pregar o evangelho no lugar do ser humano? [1]

Analisando o contexto veremos que o texto completo fala a respeito das profecias de salvação que aconteceriam através da vinda de um Messias sofredor. Os profetas da antiguidade certamente não tinham pleno conhecimento de como Deus faria isso acontecer na história, mas criam que esse tempo chegaria pela fé na mensagem de Deus. É isso que diz os versos imediatamente antes de 1Pe 1. 12:

“Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.” (1Pe 1:10-11)

Esses profetas tiveram a revelação do que Deus faria, mas certamente, não a compreenderam naquela época totalmente em detalhes. Apenas aqueles que viveram no tempo da revelação plena (seus apóstolos e servos), viram a grandeza da obra de salvação de Cristo em benefício de seus eleitos que fora profetizada pelos servos do passado. As boas novas da salvação, que chamamos de evangelho, chegaram até nós e tem se desenvolvido até a redenção final no último dia, o dia do juízo final. Deus tem o controle dessa obra.

MAS O QUE SIGNIFICA A FRASE “COISAS ESSAS QUE ANJOS ANELAM PERSCRUTAR” (1PE 1. 12)?

Em primeiro lugar precisamos entender o significado de “anelam perscrutar”. Anelar é desejar, ansiar algo. Perscrutar é averiguar, investigar, sondar. Assim, isso significa que os anjos estão intensamente interessados nessa redenção conduzida por Deus, que tem como alvo a salvação do ser humano. Embora sendo anjos, eles não têm pleno conhecimento daquilo que Deus deseja fazer, mas desejam ardentemente contemplar a obra de Deus sendo realizada através dos tempos.

Essas “coisas” que eles desejam conhecer é esse desenrolar do cumprimento do evangelho através dos tempos. Ou seja, em nenhum momento a Bíblia diz que os anjos desejam pregar o evangelho. Esse é um erro. Quem tem a responsabilidade da pregação são os servos de Cristo. Os anjos não sentem “inveja” deles, mas fazem o seu papel designado por Deus nesse desenrolar contínuo do plano de Deus através dos tempos.

Assim, a responsabilidade da pregação é minha e sua. Os anjos sabem muito bem disso e nem ousariam desejar isso.