9 coisas que ninguém deveria economizar

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Todos nós acabamos, por força da necessidade ou por nossa própria consciência, economizando certos recursos. Economizamos dinheiro para não passarmos apertos com dívidas, economizamos água e energia elétrica para colaborarmos com o meio ambiente. Economizar faz parte da vida e é muito necessário em muitos aspectos. Porém, existem coisas que muitas vezes economizamos e que não deveríamos economizar. São coisas infinitas, que nunca acabam e que sempre estão à disposição do nosso uso. Podem ser usadas sem medo e sem economia. Vejamos essas 9 coisas que não precisamos economizar:

9 coisas que não deveríamos economizar

1- AMOR
A economia de amor traz sérios problemas entre nós e Deus e entre nós e o nosso próximo. Não deveríamos nunca economizar esse “recurso”, antes, deveríamos esbanjar dele aonde quer que fossemos e onde estivermos.

2- ALEGRIA
A economia de alegria adoece o corpo e alma, além de fazer do mundo um lugar mais cinza. A alegria traz cor à vida. Não é a toa que o sábio declara: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.” (Pv 17.22). Quem aprende a não economizar alegria faz da sua e da vida dos outros uma vida mais abençoada.

3- PAZ
A economia de paz é uma das causas da violência atual. Quem economiza paz, quase que automaticamente, acaba gerando algum tipo de violência. Deus é a fonte inesgotável da paz. Quem aprende a não economizar paz promove um ambiente cheio da presença de Deus onde estiver.

4- PACIÊNCIA
A economia da paciência traz muita mágoa e atritos. Isso porque todos somos pecadores e, mais cedo ou mais tarde, acabamos sendo atingidos ou atingindo alguém com nossos erros. A paciência nos ajuda a suportarmos mais uns aos outros, com todos os nossos defeitos. Ajuda-nos também a enfrentarmos melhor as intempéries da vida. Quem não economiza paciência vive melhor as dificuldades da vida e tira boas lições delas.

5- DELICADEZA
A economia da delicadeza cria um ambiente de brutalidade nos lugares que estamos e nas relações que temos. Vivemos em um mundo cheio de brutalidade. Até as mulheres que eram sinônimo de delicadeza, estão deixando essa bela qualidade para trás. Quem não economiza delicadeza sempre esbanja gentileza e faz de lugares e de relacionamentos algo especial. A delicadeza abre portas fechadas e derrete corações congelados.

6- BONDADE
A economia de bondade é a porta para uma vida maligna, cheia de atributos do mal. Quem economiza bondade se rende aos pecados mais terríveis que o ser humano conhece. Destaco a falta de empatia que faz muitos tratarem os outros como se fossem piores que animais. A bondade usada em grandes doses transforma tudo que toca.

7- FIDELIDADE
A economia de fidelidade gera dor, separação, desconfiança, distância. É uma forma terrível de maldade, pois quebra alianças, contratos, acordos. Quem economiza fidelidade traí facilmente o próximo e a Deus. Porém, usando-se fidelidade sem economia, têm-se relações seguras de amor e respeito mútuos.

8- MANSIDÃO
A economia de mansidão é um convite a viver uma vida de soberba e orgulho. Os mansos detém em suas mãos a chave da humildade e da pacificação. Sem mansidão não se tem gentileza, só se buscam “direitos” e nunca se abre mão de nada em favor do próximo. A mansidão usada sem economia gera menos conflitos e mais laços, mais construção de pontes de ligação.

9- DOMÍNIO PRÓPRIO
A economia de domínio próprio é a destruição de um individuo e de uma sociedade. Abre porta para todo tipo de malignidades, já que nossa carne é pecaminosa e totalmente inclinada ao mal. O domínio próprio, sem economia, gera indivíduos mais próximos de Deus, que resistem ao mal e buscam fazer o bem.

Para finalizar essa lista, deixo uma paráfrase de Gálatas 5. 22, que diz que “Contra estas coisas não há lei”, ou seja, não existe nada contra, não existe economia na prática delas! Pratique sem moderação!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão