- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Dia do amigo: Deus é amigo de todos?

No dia 20 de Julho comemoramos o dia do amigo. Pela experiência de vida sabemos separar muito bem aqueles que são verdadeiramente amigos daqueles que são apenas “colegas” sem nenhum compromisso e sem nenhum afeto verdadeiro por nós. A relação de amizade não é exclusividade entre os seres humanos. Ela existe também na esfera espiritual, para com Deus. A pergunta que me vem à mente, é: Deus é amigo de todos? Existem pessoas que não são amigas de Deus?

VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ A REPEITO DA AMIZADE DE DEUS.

Dia do amigo: Deus é amigo de todos? [1]

Em primeiro lugar precisamos saber que todos nós somos inimigos de Deus. Sim, em nosso estado pecaminoso nenhum de nós tem a capacidade de estar em um estado de amizade com Deus. Temos apenas a capacidade de nutrirmos a inimizade com Ele.

“como está escrito: Não há justo, nem um sequer não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Romanos 3.10-12)

Se todos nós estamos debaixo da condição de injustos, estamos na condição de inimizade com Deus. Porém, através da fé em Jesus Cristo, Deus nos torna justos e temos de Deus a capacidade de sermos seus amigos totalmente renovada. Por isso, se diz a respeito de Abraão, o pai da fé: “e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.” (Tg 2. 23)

Abraão vivia aquilo que mais tarde Jesus disse aos seus discípulos: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” (Jo 15.14). Ele vivia a obediência decorrente da fé. E essa obediência transformava um que antes era inimigo em amigo de Deus. A obediência decorrente da fé nos traz, dentre outras coisas, a amizade de Cristo. O contrário também é verdadeiro, pois a desobediência nos coloca no papel de injustos e inimigos de Deus.

A Bíblia esmiúça ainda mais o assunto quando lança luz sobre a atitude do amigo de Deus: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4. 4). Quem vive o mundanismo não pode ser amigo de Deus, antes, é inimigo.

Assim, nem todos são amigos de Deus. E nem Deus é amigo de todos. Os amigos verdadeiros de Deus são aqueles que estão reconciliados com Ele em Cristo e que estão vivendo um caminho de fé e santidade, como o próprio Jesus disse: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” (Jo 15.14). Jesus manda ter vida de fé e obediência. Os amigos de Deus vivem dessa forma!