- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Uma análise sobre a tirinha meme “Deus me criando”

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Tirinha Deus me criando. Blasfêmia ou humor saudável? [2]Há algum tempo, não sei bem exatamente quando, surgiu uma nossa “febre” no campo do humor das tirinhas memes. É a tirinha “Deus me criando” (veja imagem ao lado). A ideia é mostrar Deus criando alguém com alguma característica boa ou ruim exagerada ou mesmo deixando de colocar alguma característica na pessoa. Em algumas tirinhas, Deus deixa cair acidentalmente na sua “criação” um pouco de feiura, ou mesmo decide não colocar paciência e colocar muito ciúmes.

A tirinha caiu no gosto de alguns, mas desagradou a muitos. Fui, então, atrás do que estava sendo produzido para fundamentar minha opinião. Logo de cara, percebi a necessidade de fazer algumas considerações:

(1) Não podemos negar que quando a tirinha usa expressões como “ops”, “vish”, “opa”, e mostra Deus esbarrando no copo e deixando cair algo, está demonstrando que Deus (ali representado por um senhorzinho de barba) errou, cometeu algum equivoco ou acidentalmente colocou algo que não era para por. Sem contar que algumas das tirinhas simplesmente zombam de Deus.

(2) Não podemos negar também que várias das tirinhas busca “brincar” com características que as pessoas têm para mais ou para menos, boas ou ruins. Ou até mesmo, de forma vaidosa, encher o ego com boas características que Deus deixou cair acidentalmente a mais em sua criação.

(3) A maioria das tirinhas tem assinatura de blogs de humor de pessoas que não tem ligação alguma com um viver sério com Deus. Assim, não dá para esperar deles que façam algo equilibrado. Eles aproveitam a moda do momento para gerar acessos em suas páginas. Assim, zoam com todo tipo de coisa, sem limites.

(4) Algumas perguntas surgem das considerações: Há algum problema em mostrar uma equivoco a respeito de Deus e seus atributos em troca das risadas dos leitores? O humor como arte, pode ultrapassar os limites do que é dito na Palavra para se expressar? Se esse tipo de afirmação a respeito de Deus fizesse parte de uma música ou de outra manifestação artística seria igualmente aceita ou seria considerada uma afronta a Deus? Podemos, como cristãos, desconsiderar o erro e exagero das tirinhas feitas por pessoas que não conhecem a Palavra e compartilhá-las normalmente nas redes sociais? As tirinhas são brincadeiras inofensivas a respeito de Deus e das pessoas e podemos relevar alguns absurdos que estão descritos nelas?

Creio que cada um, respondendo as indagações acima, deva formar a sua opinião sobre a questão.

Porém, quero deixar o que penso como uma reflexão a todos:

(1) Apesar de alguns dizerem que Deus não deixará de ser quem é por causa de uma simples tirinha, (coisa que concordo), não posso negar que esse não é um argumento muito sólido para defender que o cristão reproduza material desse tipo. Por exemplo: As pessoas que usam o nome de Deus em vão não mudarão nada no ser de Deus, porém, Deus proíbe que se use seu nome em vão. Não é uma questão de mudar ou não a Deus, mas de obedecê-Lo e respeitá-Lo em Seus mandamentos. Outro exemplo: Fazer uma imagem de um deus não mudará o fato de Deus ser o Deus verdadeiro, mas Deus condena essa prática. Então, acho que a cautela cabe muito bem aqui.

(2) Não podemos impedir a circulação de tirinhas exageradas e até blasfemas feitas por não crentes, mas podemos não dar “ibope” a elas, ou seja, não compartilhá-las e apoiá-las (coisa que procuro fazer no caso desse meme).

(3) Talvez a pessoa que começou isso não tenha tido uma má intenção, mas, olhando para o rumo que tem tomado, ao ponto de até em algumas tirinhas Deus ser zombado, não vejo ser sábio por parte dos cristãos, ficar apoiando ou produzindo tirinhas semelhantes a essa.

Assim, concluo que não gostei do resultado final dessa série de tirinhas, por isso, não apoio a sua veiculação. Tirando raríssimas exceções, a maioria delas, em minha opinião, não se encaixa em um humor saudável. Quero deixar claro aqui que sou um apoiador do humor, da beleza dessa arte, mas acredito que todas as artes devem estar debaixo da aprovação da Palavra de Deus.

Vou deixar o link de algumas dessas tirinhas para apreciação do leitor:

Imagem 1 [5]
Imagem 2
Imagem 3 [6]
Imagem 4
Imagem 5 [7]